Page 83 - Livreto Conservação
P. 83

Caso: SOS Fauna – multiplicando conhecimento e
        engajamento com o Parque Nacional do Iguaçu





        Através de um curso de um ano de duração, o SOS Fauna trabalha com professores
        escolares de várias disciplinas para multiplicar conhecimento sobre fauna local e a sua
        conservação. Durante o período, professores desenvolvem diversos materiais para
        ensinar conservação de biodiversidade para centenas de alunos por ano.

        Por meio da formação de professores e visitas escolares guiadas, o SOS Fauna é
        projetado para aumentar o conhecimento das crianças sobre a Mata Atlântica, incluindo
        as ameaças que enfrenta e soluções realistas para mitigar essas ameaças. Atualmente, 12
        escolas do município de Foz do Iguaçu, onde o Parque das Aves está inserido, participam
        do programa, que inclui duas visitas – uma ao Parque Nacional Iguaçu (PNI) e uma ao
        Parque das Aves. Uma avaliação pré e outra pós-impacto do programa mostra que o
        programa SOS Fauna teve uma influência positiva no conhecimento dos alunos sobre a
        Mata Atlântica, ameaças de conservação e soluções locais de conservação. Por exemplo,
        antes da participação no programa, o lixo era considerado pelas crianças como sendo
        a maior ameaça ao Parque Nacional. Depois do programa, a ênfase relativa mudou para
        se concentrar em ameaças mais sérias, como desmatamento, caça ilegal e pesca, bem
        como tráfico de animais. Em termos de soluções de conservação, houve uma mudança
        na ênfase das soluções antilixo (por exemplo, caixotes de lixo) para ações para combater
        o impacto negativo do desmatamento (através da interrupção do desmatamento ou
        reflorestamento), bem como medidas para parar ou denunciar a caça ilegal e incentivar
        a preservação.



                                                                                                   83
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88