

![]() |
O PROBLEMA |

A Mata Atlântica é o segundo bioma mais biodiverso do mundo, abrigando 8% de todas as espécies do planeta. Ela é também o bioma mais ameaçado do Brasil. Entre 2015-2016, o desmatamento na Mata Atlântica cresceu 60% (a maior taxa nos últimos 10 anos).
É uma crise de conservação de grandes proporções, causada pelas condições especiais da Mata Atlântica. Ela é uma floresta muito biodiversa (com muitas espécies de fauna a flora), mas é, ao mesmo tempo, o bioma onde 72% da população brasileira vive.
Pessoas precisam de ecossistemas intactos para sobreviver, pois eles são necessários para a agricultura, para a chuva, para a polinização e para promover qualidade do solo. O bioma fornece água, regula o clima, produz alimentos, madeira e fibras, abriga plantas com princípios ativos para a área da medicina, protege a fertilidade do solo e proporciona belas paisagens.
Ao contrário da Amazônia, que teve 19%
de sua área original desmatada, 91,5% da
Mata Atlântica foi desmatada, grande
parte disso nas últimas décadas.


O desmatamento aconteceu muito
rapidamente, e continua ocorrendo.

Desmatamento na Mata Atlântica 2008 – 2018

Como em outros estados brasileiros de Mata Atlântica, o desmatamento no Paraná tem sido incrivelmente rápido, a maior parte nos últimos 50 anos.