O Viveiro das Araras e seus coloridos encantos

Publicado por parquedasaves em 21/12/2020

Atualizado em 14 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 3 minutos

O Viveiro das Araras, no Parque das Aves, pertinho das Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu, é um dos lugares mais encantadores desse passeio!

Esse viveiro de imersão, onde você pode entrar e ficar pertinho de várias espécies de aves de Mata Atlântica, é maior com araras da América do Sul.

Ali, vivem araras e papagaios, como a arara-canindé, a arara-vermelha, o papagaio-verdadeiro e a arara-azul.

A paisagem no viveiro é linda: há uma cascata, um lago e vários poleiros para as aves, que estão posicionados para que elas fiquem mais próximas dos visitantes. Assim, você pode ver as aves com mais detalhes, inclusive se alimentando e bebendo água. Uma visão inesquecível.

Embora não seja permitido tocar nas aves, você pode ficar perto, a uma distância segura, e fazer aquela selfie bacana!

As cores das araras são totalmente deslumbrantes.

Além disso, vale lembrar que esse é só um dos cinco viveiros de imersão do Parque das Aves: na trilha, ainda existem outros, como o viveiro Os Pequenos Marrons, o viveiro Aves de Rios e Mangues, o viveiro Cecropia e o Borboletário.

Curiosidades do Viveiro das Araras

 

O Viveiro das Araras tem 60 metros de comprimento, 15 metros de largura e 12 metros de altura, e abriga mais de 100 aves, de diversas espécies diferentes.

O Viveiro das Araras é um show de sons e cores da Mata Atlântica.

Esse recinto foi construído de forma artesanal, usando técnicas sustentáveis que o Parque das Aves sempre coloca em prática. Além disso, sempre evitamos derrubar árvores, procurando reproduzir o habitat natural dessas espécies dentro do recinto.

Assim, a qualidade do viveiro, juntamente com o tamanho do espaço, refletem no bem-estar das aves!

As araras vermelhas sempre chamam atenção dos visitantes.

O momento imperdível do passeio

 

No início de 2021, o viveiro passou por uma reforma, que o deixou ainda mais amplo e atrativo, tanto para os animais como para os visitantes!

Os comedouros das araras ficam na altura do olhar do visitante, permitindo uma melhor observação das aves.
A água límpida que flui no Viveiro das Araras passa por filtros biológicos, construídos pelo próprio Parque das Aves, e não recebe nenhum tipo de produto químico, visando o bem-estar dos animais.

Agora, além das mudanças físicas no espaço, o visitante também pode acompanhar os educadores ambientais oferecendo uma mistura de sementes para as aves em três horários: às 10h30, 14h e 15h30.

Essa atividade é um encontro imperdível com esses animais, que precisa estar na sua programação de viagem!

A maior parte das aves do Parque das Aves foi resgatada de tráfico, acidentes e maus-tratos.

 

Viva essa emoção ao vivo

 

Em em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, venha visitar o Parque das Aves e conhecer as araras de pertinho! Estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui.

O Parque das Aves é um espaço de conexão única com a fauna e a flora da Mata Atlântica.

Leia também: