Vem ver as pererecas! Novo casal já está no Parque das Aves
Publicado por parquedasaves em 08/03/2023
Atualizado em 27 de março de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Sabia que um novo casal de pererecas-rústicas (Pithecopus rusticus) já está no Parque das Aves?
Agora são dois casais que vivem sob os cuidados da equipe técnica da instituição!
O primeiro casal vive no Parque desde abril de 2022 e você pode conferir aqui como foi a chegada dos dois anfíbios.
As quatro pererecas estão aqui porque fazem parte de um programa de conservação, visto que a espécie se encontra criticamente em perigo de extinção.
Ou seja, a intenção é que se reproduzam num local mais seguro do que em seu ambiente natural, e seus descendentes possam voltar ao lugar de origem.
Dessa forma, a população de pererecas-rústicas poderá se expandir e assegurar o futuro da espécie.
Esse trabalho é a união de forças entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o RAN-ICMBio, o Parque das Aves e a Reserva Paulista (Zoo de São Paulo).
A perereca-rústica só existe em uma pequena região, sendo assim uma espécie endêmica. Ou seja, ela pode ser encontrada exclusivamente em uma pequena área na cidade de Água Doce, em Santa Catarina.
O transporte do casal de pererecas foi possível graças ao Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, que cedeu horas de voo que o Instituto possui com a empresa que opera os voos panorâmicos sobre as Cataratas do Iguaçu.
Por conta disso, não houve custos dessa operação para nenhuma instituição envolvida no transporte dos animais até o Parque das Aves, otimizando o tempo de deslocamento.
A viagem começou em Foz do Iguaçu, por volta das 12h30, apesar da hora estimada da partida ser 8h00.
O atraso se deu pelas más condições climáticas no aeroporto de Chapecó, cidade próxima de Água Doce, onde as pererecas habitam.
Diferente da expedição realizada no início do mês de novembro, em que os participantes se deslocaram de carro e levaram em torno de 8 horas para chegar, a viagem de helicóptero durou apenas 3 horas.
A equipe foi composta por Richarlyston Brandt, coordenador de manejo do Parque das Aves; Rosane Nauderer, responsável pela área de pesquisa e monitoramento do ICMBio no Parque Nacional do Iguaçu; e por Milena Alberconi, da equipe de comunicação do Parque das Aves.
Assim que chegaram ao Parque das Aves, cada perereca passou por uma avaliação veterinária protocolar, e logo foram para seu novo lar: um aquaterrário feito sob medida.
O aquaterrário é um recinto que possui tanto elementos terrestres como aquáticos, imitando as condições do ambiente natural das pererecas, para que elas possam se sentir em casa.
O local conta com água e muita vegetação, já que elas gostam de se esconder dentro de plantas e ficar bem de boa.
Como elas são muito sensíveis aos aspectos do ambiente, a equipe de manejo está sempre atenta à qualidade da água no recinto, monitorando mudanças significativas que possam afetar a saúde das pererecas.
Por enquanto, os dois casais de pererecas não estão na área de visitas, mas quem sabe um dia, né?
As pererecas viverão no Parque das Aves num local apropriado para sua reprodução, sob cuidados da equipe técnica e monitoradas todos os dias.
Atualizamos constantemente nossas redes sociais Facebook, Instagram e Tik Tok com as últimas informações para você ficar sabendo tudo o que acontece aqui no Parque.
Siga a gente lá!
Venha conhecer esse pedacinho da Mata Atlântica em Foz do Iguaçu e descubra o bioma dessas lindas pererecas!
O Parque das Aves está localizado bem em frente às Cataratas do Iguaçu.
Quer saber como chegar, horários e valores? Veja mais detalhes aqui.