Tradicional Halloween das Aves acontece hoje no Parque

Publicado por parquedasaves em 31/10/2018

Atualizado em 27 de agosto de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, 31, acontece mais uma edição do Halloween das Aves, evento que já é tradição no calendário festivo do Parque das Aves.

Em uma parceria da Divisão de Bem-estar Animal com o Departamento de Educação Ambiental, a ação pretende oferecer aos visitantes a oportunidade de participar das atividades, aprendendo sobre bem-estar animal e sua importância para as aves que habitam o Parque.

As atividades acontecerão no Espaço de Educação Ambiental, que também contará com uma oficina para confecção de itens de enriquecimento ambiental, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) está empoleirado em um galho, ao lado de uma abóbora esculpida em forma de lanterna de Halloween.

Tucano-de-bico-verde interagindo com o item de enriquecimento. Foto/Reprodução: Parque das Aves

“Monitores de trilha e educadores ambientais trabalharão juntos para receber os visitantes nesta quarta-feira e falar sobre a rotina das aves que habitam o Parque das Aves e o trabalho que é feito para que elas tenham um alto grau de bem-estar”, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.

Na exposição, os visitantes poderão aprender um pouco sobre bem-estar animal e conhecer de perto itens de enriquecimento ambiental utilizados nos recintos, além de sua importância para cada tipo de espécie e indivíduo.

Dessa forma, os visitantes terão a possibilidade de saber mais sobre bem-estar animal e como o enriquecimento ambiental é trabalhado de maneira rigorosamente técnica no Parque das Aves.

Além disso, os visitantes também poderão confeccionar um item de enriquecimento temático de Halloween no Espaço da Educação Ambiental, e depois acompanhar a instalação dos objetos nos recintos, que será realizada das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30.

A importância do enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental não é uma atividade exclusiva de datas comemorativas. A prática ocorre diariamente e proporciona um alto grau de bem-estar físico e psicológico aos animais.

A diferença é que em datas festivas, como Natal, Páscoa e Halloween, os itens oferecidos são temáticos.

“Essas datas já se tornaram oficiais em nosso calendário festivo por serem uma ótima forma de envolver o visitante com os cuidados diários direcionados ao bem-estar dos animais que vivem no Parque das Aves”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do atrativo.

Galhos de árvore decorados com enfeites de Halloween, incluindo abóboras de papel em formato de lanternas de Jack O'Lantern, pendurados e espalhados por todo o ambiente.

Itens de enriquecimento ambiental (caixa de papel com feno e frutas cristalizadas). Foto/Reprodução: Parque das Aves

O Parque das Aves sempre se preocupou com a qualidade de vida dos animais sob seus cuidados, focando seu trabalho no bem-estar animal.

“Um animal tem um bom grau de bem-estar se estiver bem-nutrido, saudável física e mentalmente, em um ambiente adequado e livre para expressar comportamentos naturais”, comenta Paloma.

Todos estão convidados a participar das atividades promovidas, que apenas requerem a compra do ingresso ao atrativo.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: