Tudo o que você precisa saber sobre Foz do Iguaçu antes de visitar a cidade
Publicado por parquedasaves em 14/01/2020
Atualizado em 9 de julho de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos
Foz do Iguaçu é um espetáculo! Berço de uma das 7 Maravilhas da Natureza, da maior geradora de energia elétrica do mundo e do maior parque de aves da América Latina, a cidade se torna cada vez mais procurada pelos turistas.
Por ano, são recebidos, em média, 2 milhões de visitantes, o que garante a Foz do Iguaçu o posto de um dos destinos mais visitados do Brasil.
Ficou com vontade de conhecer? Então, confira as dicas que o Parque das Aves preparou para você aproveitar ao máximo a Terra das Cataratas. Saiba tudo sobre Foz do Iguaçu já!
Aconselhamos você a reservar pelo menos três dias para curtir tudo sobre Foz do Iguaçu. Porém, não há uma época específica para visitar a cidade, já que existem atrativos para todos os períodos do ano.
No entanto, na primavera e no verão a incidência de chuvas é maior, o que proporciona aos turistas uma vista ainda mais deslumbrante das Cataratas do Iguaçu.
Nos períodos mais frios, não há regime alto de chuvas, o que não atrapalha em nada a beleza do local. Além de ser baixa temporada, ou seja, preços mais acessíveis e menos pessoas nos passeios da cidade.
Em relação ao clima, na maioria dos meses o calor é intenso, e no inverno as temperaturas são amenas e agradáveis, salvo em períodos de frente fria, quando os termômetros podem ficar abaixo de zero.
Fique atento à documentação necessária, principalmente na travessia das fronteiras. Uma dúvida comum entre os turistas é: para ir para Foz do Iguaçu precisa de passaporte?
Atualmente, ele é um dos documentos aceitos para cruzar as fronteiras da Argentina e do Paraguai. Para os brasileiros, o passaporte não é obrigatório, mas tem a função de identificar os ingressantes no país.
Além do passaporte, você pode optar por viajar com seu RG. Porém, é preciso ficar atento à data de emissão do registro: o ideal é que o comprovante tenha no máximo 10 anos. Com o RG, você consegue transitar tranquilamente na Argentina e no Paraguai.
A CNH também é aceita para fazer o trânsito entre Brasil e Argentina, independente de atravessar de carro ou não, mas com algumas condições. Em Puerto Iguazú, o turista pode permanecer por, no máximo, 72 horas dentro do país. Se você for de carro e pretende estender sua estadia, é melhor contratar o Seguro Carta Verde. Ele é exigido nos países do MERCOSUL e garante a segurança e assistência ao motorista em casos de acidente. Já no Paraguai, apenas o RG é aceito para dar entrada no país, mas, se você for dirigir por lá, também é preciso estar com a CNH em mãos.
A nossa lista para você saber tudo sobre Foz do Iguaçu ainda inclui as moedas que são utilizadas nos países vizinhos. Para visitar a Argentina, recomendamos que você leve peso, que é a moeda local. O real também é aceito, mas a cotação pode não valer a pena.
Em relação ao Paraguai, a melhor opção é o dólar, já que em Ciudad del Este essa é a moeda predominante. Também são aceitos real e guarani, mas, assim como na Argentina, a conversão pode ser desfavorável.
Em Foz do Iguaçu, existem várias casas de câmbio onde você pode fazer a troca do seu dinheiro. Além disso, outra maneira de se prevenir é através de cartões de crédito e débito, porém, é preciso ficar de olho nas taxas do IOF cobradas sobre as transações financeiras.
Os passeios são uma atração à parte, e é claro que você vai querer aproveitar intensamente todas as belezas naturais de Foz do Iguaçu. Por isso, separamos alguns itens indispensáveis para a sua bagagem:
Uma das maiores quedas d’água do mundo não podia faltar no seu roteiro de viagem. As Cataratas do Iguaçu são um espetáculo: prepare-se para se encantar com a Garganta do Diabo, que possui uma queda de mais de 82 metros de altura.
A trilha até as Cataratas dura cerca de 1h30 e você vai ter uma experiência de imersão em meio à natureza. Além de avistar quatis, borboletas, aves e outros animais que tornam o local ainda mais especial.
Bem pertinho do Parque Nacional, está localizado o Parque das Aves, um passeio indispensável para você conhecer a história da Mata Atlântica e o legado de conservação construído pelo casal Anna-Sophie e Dennis Croukamp.
São mais de 130 espécies de aves e exemplares de vegetação típica do bioma brasileiro.
É possível observar a preservação ambiental em cada canto do Parque, desde a entrada, passando pelos viveiros de imersão, pelo borboletas e beija-flores, até o voo das araras que ficam pertinho dos visitantes em um dos viveiros principais. Cada passo é para encher os olhos e inspirar o cuidado com o meio ambiente.
Gostou de saber mais sobre Foz do Iguaçu? Agora, é só arrumar as malas e conhecer esse destino imperdível. Compartilhe nos comentários se você tiver outras dúvidas sobre a cidade!
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.