Parque das Aves terá programação especial neste final de semana para celebrar o Dia do Meio Ambiente
Publicado por parquedasaves em 31/05/2024
Tempo de leitura: 3 minutos
Nos dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, o Parque terá uma exposição especial na trilha de visitação. O objetivo é sensibilizar e conectar as pessoas com a Mata Atlântica, além de gerar conscientização sobre os efeitos negativos da degradação do bioma
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Nacional do Meio Ambiente, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA lançou uma campanha para combater a desertificação, restaurar terras degradadas e desenvolver a resiliência à seca, com o slogan “Somos a #GeraçãoRestauração”.
Pensando nessa data e no tema, a equipe de Educação para Conservação do Parque das Aves promoverá uma exposição na trilha de visitação com o tema “As nossas terras: Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”.
“O objetivo da exposição é fazer com que nossos visitantes conheçam mais sobre a Mata Atlântica, que é o bioma aqui de Foz do Iguaçu, mas também onde aproximadamente 72% da população brasileira reside. Ou seja, precisamos conhecer mais sobre ele, saber os riscos que enfrenta e trabalhar para protegê-lo, assim como todas as espécies que o habitam”, comenta Gabriela Possato, Supervisora Pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.
A Mata Atlântica é o segundo bioma mais biodiverso do mundo, abrigando 8% de todas as espécies do planeta. Ela é também o bioma mais ameaçado do Brasil. Hoje, restam apenas 8,5% de sua área original.
“Todos sabemos que o planeta enfrenta sérios desafios devido às mudanças climáticas, ao desmatamento, à perda de biodiversidade e de habitats, às queimadas, bem como à poluição do ar, da água e do solo. O aumento contínuo desses problemas ambientais requer uma atenção urgente, é crucial que ajamos para interromper ou, pelo menos, minimizar esses impactos, uma vez que é responsabilidade do Estado e de cada indivíduo proteger o meio ambiente”, reforça Gabriela.
O Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, mobilizando pessoas para agir pelo meio ambiente.
“Celebramos a data todos os anos, e em 2024 queremos conectar e conscientizar as pessoas em relação à Mata Atlântica, seguindo as propostas da PNUMA para as celebrações do Dia do Meio Ambiente em todo o mundo, propondo alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, que referencia a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15, que referencia a vida terrestre”, reforça Roberta Manacero, gerente de Educação para Conservação do Parque das Aves.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024.
Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
O quê: Dia do Meio Ambiente
Onde: No Parque das Aves, em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu
Quando: Dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Valor: gratuito com a compra do ingresso para visitar o Parque das Aves
Mais informações: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br