Conheça Os Melhores Passeios na Natureza em Ciudad del Este e Puerto Iguazú
Publicado por parquedasaves em 02/03/2020
Atualizado em 30 de janeiro de 2025
Tempo de leitura: 4 minutos
A grandiosidade das Cataratas do Iguaçu é um espetáculo da natureza. Um cenário de beleza único que encanta visitantes do mundo todo! Foto/Reprodução: Pixabay/Werner Sidler
Foz do Iguaçu é uma cidade bastante conhecida pelas paisagens deslumbrantes e por suas atrações turísticas, especialmente os passeios na natureza.
Mas, além de Foz do Iguaçu, a fronteira reserva muitas outras surpresas: Puerto Iguazú e Ciudad del Este também possuem ótimos passeios voltados para o ecoturismo que você precisa conhecer. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores atrativos de natureza para curtir nas duas cidades. Confira a seguir!
Calle Saltos del Monday, Presidente Franco 7000, Paraguai | Todos os dias, das 7h às 17h
Conhecidos como as “Cataratas do Paraguai”, os Saltos del Monday ficam localizados dentro do Parque Municipal Saltos del Monday e consistem em três quedas de 40 metros de altura formadas no Rio Monday.
O parque municipal também oferece trilhas, tirolesa, entre outras atividades em meio à natureza. Você pode conhecer as outras opções de passeios do local aqui.
Itaipu Binacional, Hernandarias, Paraguai | Terça a sexta: 7h30 às 11h45, 13h às 15h30. Sábados, domingos e feriados: 8h às 15h30
Outra opção de passeio em Ciudad del Este é o Refúgio Biológico Tatí Yupí. Com 2.245 hectares de vegetação nativa, ele é uma das sete áreas de preservação mantidas pela Itaipu Binacional.
Localizado na ecorregião do Alto Paraná, o lugar é ideal para se conectar com a natureza e fazer atividades como passeios de bicicleta, arvorismo e tirolesa.
As visitas ao refúgio só são realizadas com reserva antecipada. Veja mais informações no site oficial da Itaipu no Paraguai.
Ruta 101, Km 142, N3370 Puerto Iguazú, Argentina | Todos os dias, das 8h às 18h
O Parque Nacional Iguazú tem 67 mil hectares e abriga o lado argentino das Cataratas. Além de ser uma área de preservação ambiental, o parque possui diversos espaços para visitação e passeios na natureza de tirar o fôlego.
Os turistas iniciam o trajeto através do Trem Ecológico, que leva a outros pontos dentro do parque, como Sendero Verde, Circuitos Superior e Inferior, Garganta do Diabo, Sendero Macuco e Salto Arrechea.
Os Circuitos Superior e Inferior são passarelas que dão acesso à vista panorâmica das quedas, passando bem próximo de algumas, como a do Salto Dos Hermanas, Salto Álvar Nuñez e Salto San Martín. Nesta área também é possível acessar a entrada para a Garganta do Diabo, que é a maior queda das Cataratas, com seus imponentes 80 metros de altura.
O Sendero Verde e o Sendero Macuco são trilhas de curta e longa duração que levam a diferentes pontos do parque, sendo o Sendero Macuco a maior de todas, com 7 km de extensão (ida e volta), finalizando no Salto Arrechea: uma cascata de 20 metros que forma uma “piscina” propícia para banho.
O parque também oferece opções de passeio de barco, como o Gran Aventura e o Isla San Martín.
Calle Boleslao Jejer S/N, N3376 Puerto Wanda, Misiones, Argentina | Todos os dias, das 7h30 às 18h
Localizada a cerca de 60 km da fronteira, as Minas de Wanda têm 12 túneis e 50 metros de extensão e ainda estão em atividade. Um guia acompanha os turistas e fala sobre a geologia e história do local.
Em suas paredes é possível encontrar ametista, quartzo, ágata e topázio, que depois de extraídos vão para uma oficina local e lá tornam-se peças refinadas em forma de joias e artesanatos que ficam à venda na loja do atrativo. A área da mina é de 33 hectares e conta com restaurante, museu e loja.
Avenida Rio Iguazú y Victoria Aguirre, Puerto Iguazú, Argentina | Todos os dias, das 8h às 23h
O Cruceros Iguazu oferece passeios de barco em Puerto Iguazú pelos rios Iguaçu e Paraná para ver o magnífico pôr do sol na fronteira e admirar as belezas naturais dos três países.
O passeio se inicia no porto local e o barco segue o trajeto do rio, passando pelo Marco das Três Fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), Ponte da Fraternidade, seguindo pela margem da Selva Iryapu até El Santuario, no limite do Parque Nacional Iguazú.
Além dos passeios ao pôr do sol, em datas específicas o local também oferece passeios da lua cheia. O barco tem capacidade para 300 pessoas e conta com ambiente climatizado e uma estrutura completa para receber os turistas. Saiba mais sobre esse passeio em Puerto Iguazú aqui.
Entre Ríos 66, N3370DCB Puerto Iguazú, Misiones, Argentina | De segunda a sábado, das 14h às 18h
O Iguazu Forest oferece uma verdadeira aventura na selva misionera a 7 km de Puerto Iguazú. O passeio se inicia em veículos e o local oferece atividades de tirar o fôlego, como tirolesa, wet rappelling, trilhas e banho de cachoeira.
Na trilha de 900 metros é possível encontrar espécies de animais e de plantas, como bromélias, orquídeas e palmeiras.
Agora que você já sabe quais são os melhores passeios na natureza em Ciudad del Este e Puerto Iguazú, qual deles você ficou com vontade de fazer? Conte pra gente nos comentários!
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.