Parque das Aves oferece gratuidade em outubro aos moradores de Foz do Iguaçu para celebrar seu aniversário de 30 anos

Publicado por parquedasaves em 28/08/2024

Home > Blog > Release >

Tempo de leitura: 4 minutos

Durante todo o mês de outubro de 2024, moradores de Foz do Iguaçu podem entrar gratuitamente no Parque das Aves, bastando apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado em próprio nome

Casal posando na entrada principal do Parque das Aves, sorrindo para uma foto.

Casal de visitantes na casainha da entrada do parque. Foto/Reprodução: Parque das Aves

Em comemoração aos 30 anos do Parque das Aves, celebrados no dia 7 de outubro, o Parque das Aves oferece entrada gratuita aos moradores da cidade de Foz do Iguaçu durante todo o mês de outubro.

Essa iniciativa é uma forma de agradecer à comunidade local todo o apoio recebido em suas 3 décadas de história e celebrar o orgulho que o atrativo tem em ser da cidade.

“Estamos muito felizes em poder celebrar 30 anos de muito trabalho e dedicação junto com a comunidade iguaçuense, que sempre nos abraçou e nos ajudou nessa caminhada. Por isso, diferente dos aniversários de anos anteriores, em que oferecemos um final de semana gratuito para os moradores de Foz do Iguaçu, decidimos estender durante todo o mês de outubro a gratuidade. Essa foi a forma que encontramos de agradecer à comunidade que tanto apoia o Parque das Aves”, afirma Soraya Penzin, diretora institucional do Parque das Aves.

A gratuidade faz parte de uma campanha comemorativa para celebrar o aniversário de 30 anos do atrativo, que busca destacar o orgulho que o Parque das Aves e seus colaboradores sentem em fazer parte de Foz do Iguaçu.

Como obter a gratuidade

Mulher tirando uma selfie em frente a araras coloridas no viveiro de imersão do Parque das Aves.

Capture momentos inesquecíveis com as araras do Parque das Aves. Foto/Reprodução: Parque das Aves

Para entrar gratuitamente no Parque das Aves, os moradores deverão dirigir-se pessoalmente à bilheteria do atrativo para retirar seu ingresso gratuito, de 1 a 31 de outubro de 2024, apresentando a documentação necessária.

É importante que cada visitante maior de 18 anos de idade leve um comprovante de residência em próprio nome para validar sua residência em Foz do Iguaçu, além de um documento oficial com foto.

Ambos devem estar atualizados para serem válidos, emitidos há no máximo 1 ano. Crianças e jovens de 9 a 17 anos devem apresentar documento oficial de identificação e comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis. Crianças menores de 8 anos não pagam entrada, bastando trazer um documento de identificação oficial.

“Nossa missão é conectar corações com a natureza, a fim de proporcionar momentos de união, alegria e encantamento com a diversidade e beleza em meio à Mata Atlântica. Então, agarre essa oportunidade e venha ao atrativo mais visitado depois das Cataratas do Iguaçu com sua família e amigos, para conhecer ou rever o maior parque de aves da América Latina. Estamos esperando toda a comunidade iguaçuense de braços abertos durante esses 31 dias de outubro para comemorar 30 anos de história”, conclui Soraya.

30 anos de Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Mulher posando com asas de borboleta gigantes em um cenário exuberante no Parque das Aves.

Se encante com o Jardim das Borboletas e Beija-flores e aproveite para tirar uma bela foto. Foto/Reprodução: Parque das Aves

A história do Parque das Aves começou há várias décadas no sudoeste da África, em uma cidade costeira na Namíbia, onde o casal Dennis e Anna-Sophie Croukamp se conheceram.

Anos depois, eles foram aconselhados por um amigo a abrir um parque de crocodilos em Foz do Iguaçu, mas Dennis, apaixonado por aves, recusou a ideia.

Com um livro em mãos sobre o aprendizado da língua portuguesa, o casal adquiriu 16 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e começou a construir o Parque das Aves em 1993.

O Parque das Aves foi inaugurado oficialmente em 7 de outubro de 1994, com uma festa que contou até mesmo com a presença de Roberto Marinho.

Dois anos depois, Dennis Croukamp faleceu, e Anna-Sophie assumiu a responsabilidade de continuar o trabalho do marido, apoiada por colaboradores e pela comunidade de Foz do Iguaçu.

Foco na Mata Atlântica

Grupo de araras coloridas se alimentando no chão do viveiro de imersão no Parque das Aves.

Observe a alimentação das Araras e várias outras espécies de perto. Foto/Reprodução: Parque das Aves

O trabalho do Parque das Aves sempre focou no resgate e na conservação de espécies ameaçadas de extinção. Entre as espécies que o Parque trabalha ou já trabalhou estão a jacutinga (Aburria jacutinga), o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), entre outros. 

E em 2017, quando a sócia-fundadora do Parque, Carmel Croukamp, descobriu o desaparecimento da pombinha pararu-espelho (Paraclaravis geoffroyi), o Parque passou a focar seus esforços no resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica.

Desde sua criação, o Parque das Aves não para de crescer. Com a dedicação de colaboradores, comunidade e visitantes, ele se tornou o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas do Iguaçu, além de ser o maior parque de aves da América Latina e o único no mundo focado na conservação de aves da Mata Atlântica. 

Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs do Parque.

Entrada gratuita no Parque das Aves

O que: moradores de Foz do Iguaçu têm entrada gratuita no Parque das Aves em celebração aos 30 anos do Parque das Aves

Quando: de 1 a 31 de outubro

Onde: no Parque das Aves, próximo da entrada das Cataratas do Iguaçu.

Como: para ter acesso à gratuidade, basta apresentar um comprovante de residência em próprio nome e um documento oficial com foto, ambos atualizados.

 

Leia também: