Parque das Aves lança exposição sobre bem-estar animal em comemoração à Páscoa
Publicado por parquedasaves em 27/03/2018
Atualizado em 29 de julho de 2024
Tempo de leitura: 4 minutos
O Parque das Aves realizará mais uma edição da Páscoa das Aves, uma tradição em seu calendário festivo. O evento acontecerá nesta quarta-feira, 28, e dessa vez os visitantes terão a oportunidade de participar aprendendo sobre bem-estar animal e sua importância para as aves que habitam o Parque. As atividades serão divididas em estações ao redor do Parque, abertas das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, com confecção de itens de enriquecimento ambiental ao final da trilha.
Monitores de trilha e educadores ambientais trabalharão juntos para receber os visitantes nesta quarta-feira e falar sobre a rotina das aves que habitam o Parque das Aves e o trabalho que é feito para que elas tenham um alto grau de bem-estar, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.
As estações começarão em frente à Sala de Filhotes, onde os visitantes poderão aprender um pouco sobre bem-estar animal e a metodologia adotada pelo Parque das Aves para o trabalho com enriquecimento ambiental, a S.P.I.D.E.R. (do inglês, 1) Setting goals, ou estabelecendo objetivos, 2) Planning, planejando, 3) Implementing, ou implementando, 4) Documenting, ou documentando, 5) Evaluating, avaliando, e Readjusting, ou reajustando). Além disso, os visitantes vão conhecer de perto itens de enriquecimento ambiental utilizados nos recintos, desde pingentes de frutas e móbiles de materiais diversos, até pimenta e canela em pau, e sua importância para cada tipo de espécie e indivíduo.
Em seguida, na segunda estação, localizada em frente ao recinto do mutum-de-alagoas, o visitante poderá aprender mais sobre os enriquecimentos alimentar e social.
A penúltima estação, localizada em frente ao Periquitário, será dedicada aos enriquecimentos cognitivo, sensorial e físico. E por fim, no Espaço da Educação Ambiental, o visitante poderá recapitular tudo que viu na trilha e confeccionar um item de enriquecimento temático de Páscoa. Além disso, ele poderá esperar até as 11h30 ou 15h para acompanhar a instalação dos objetos nos recintos.
Além dos visitantes terem a possibilidade de aprender um pouco mais sobre bem-estar animal e como o enriquecimento ambiental é trabalhado de maneira rigorosamente técnica no Parque das Aves, os visitantes ainda podem levar ideias que podem ser aplicadas em casa também, com seus animais de estimação, diz Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.
O enriquecimento ambiental não é uma atividade exclusiva dessas datas comemorativas. A prática ocorre diariamente e proporciona um alto grau de bem-estar físico e psicológico aos animais. O objetivo é fornecer estímulos sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais, por meio de alimentos que não fazem parte da dieta regular, itens que promovam o comportamento natural das aves na busca por alimento e itens que permitam gastar os bicos.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.