Parque das Aves e Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu realizam exposição “Mata Atlântica”

Publicado por parquedasaves em 07/11/2018

Atualizado em 11 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta quinta, 8 de novembro, acontecerá no Parque das Aves a Mostra Pedagógica “Mata Atlântica”, vinculada à 4ª Edição do SOS Fauna: curso de formação continuada em educação ambiental para professores.

Grupo de pessoas em uma exposição sobre a conservação da Mata Atlântica, cercada por plantas e uma mesa com materiais expositivos do Projeto SOS Fauna.

Equipe dedicada à preservação da fauna e flora na exposição do Projeto SOS Fauna.

A Mostra Pedagógica será a oportunidade de professores e alunos apresentarem todas as ações educativas desenvolvidas ao longo de 2018 sobre a Mata Atlântica e o Parque Nacional do Iguaçu, como forma de trocar experiências e engajar os visitantes que estiverem no Parque das Aves na data do evento.

Formação continuada

Há quatro anos o SOS Fauna contribui para a formação continuada em educação ambiental de professores da educação básica de Foz do Iguaçu e região, envolvendo como tema gerador a conservação do Parque Nacional do Iguaçu e seus aspectos biológicos, ecológicos, culturais e sociais.

Quatro estudantes do Colégio Estadual Pioneiros posando juntos em uma exposição sobre preservação ambiental. Ao fundo, há cartazes com desenhos e mensagens sobre conservação.

Alunos do Colégio Estadual Pioneiros se unem em prol da conservação ambiental!

“O curso SOS Fauna traz para escola e comunidade a sensibilização e a reflexão sobre o Parque Nacional do Iguaçu e todo o seu entorno, fortalecendo o processo de educação ambiental de forma contínua dentro e fora dela. A cada ano somos surpreendidos com a criatividade dos projetos desenvolvidos pelos alunos e professores da rede estadual de ensino, demonstrando crescimento e amadurecimento dentro da temática proposta”, relata  Daniela Cristina Mendes da Costa, coordenadora de educação ambiental do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.

Professores da região

Este ano o curso contou com a participação de 25 professores e 11 projetos educativos desenvolvidos em escolas estaduais de Foz do Iguaçu e região, envolvendo cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Quatro pessoas posando ao lado de uma exposição educativa sobre o Projeto SOS Fauna, com uma mesa cheia de plantas e representações da fauna local.

Projeto SOS Fauna em ação! Apresentando o impacto e a importância da flora e fauna da Mata Atlântica.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves, Camila Martins, complementa que “o curso demonstra a importante e necessária parceria entre zoológicos e escolas na construção de processos formativos contínuos que busquem a transformação da nossa realidade socioambiental, trazendo para o cotidiano de alunos e professores a importância da conservação da Mata Atlântica e, em especial, do Parque Nacional do Iguaçu”.

Parcerias

O SOS Fauna, que tem duração de um ano e culmina na apresentação dos trabalhos na mostra pedagógica, é um programa elaborado pelo Parque das Aves em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu e que conta com o apoio de diversos grupos e instituições, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), a UniAmérica, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Escola Parque Parna Iguaçu, o IBAMA e a 5ª Cia Polícia Militar Ambiental do Paraná (PMAmb-FV).

Grupo de cinco estudantes ao lado de uma exposição educativa sobre o Parque Nacional do Iguaçu, com fotos históricas e um mapa do parque destacando áreas de preservação da Mata Atlântica.

Estudantes apresentam uma exposição sobre o Parque Nacional do Iguaçu e sua importância para a preservação ambiental.

Serviço

A Mostra Pedagógica “Mata Atlântica” acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h no Espaço de Educação Ambiental do Parque das Aves e é aberta ao público visitante do Parque das Aves.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: