Parque das Aves celebra Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas com evento para visitantes

Publicado por parquedasaves em 01/08/2024

Tempo de leitura: 3 minutos

A ação busca destacar a importância do papel ecológico das corujas na natureza e os principais desafios que essas aves enfrentam

No dia 4 de agosto de 2024, o Parque das Aves promoverá um evento especial em celebração ao Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas. Das 9h às 16h, os visitantes terão a oportunidade de saber mais sobre essas fascinantes aves noturnas em um dos pontos de destaque do Parque.

As corujas são animais incríveis adaptadas à vida noturna, com olhos grandes que permitem uma visão excelente no escuro e uma audição aguçada para detectar presas a longas distâncias. Por esse motivo, desenvolvemos um evento no Parque das Aves voltado para sensibilizar os visitantes que passam pelas trilhas de visitação, buscando tratar das habilidades únicas das corujas e desmistificar as crenças culturais que muitas vezes as retratam negativamente, explica Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação da área de Educação para Conservação do Parque das Aves.

Outra imagem mostra uma guia, vestida com uma camiseta verde, lendo ou explicando algo para um grupo de crianças. As crianças estão usando chapéus coloridos e estão atentas à guia. A cena se passa em um ambiente de floresta com muitas plantas ao redor, sugerindo uma atividade educativa ao ar livre

Atividade educativa com crianças explorando a flora em um passeio guiado

Atividade Interativa

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de interagir com os educadores do Parque das Aves, que trarão informações como características físicas das corujas, suas adaptações à vida noturna, as espécies que habitam a Mata Atlântica, as principais ameaças que enfrentam e outras curiosidades.

Queremos que nossos visitantes saiam daqui não só mais informados sobre as corujas, mas também mais conscientes de como podem ajudar a proteger esses animais com um papel ecológico tão importante na natureza, conclui Gabriela.

Uma guia está explicando sobre a árvore Cecropia para um grupo de crianças em uma área de floresta. Ela está de pé ao lado de um painel que mostra uma imagem da árvore Cecropia e está gesticulando enquanto fala. As crianças estão atentas e algumas levantam as mãos, possivelmente para fazer perguntas. A vegetação ao redor é densa, criando um ambiente natural e educativo

Crianças aprendendo sobre a natureza com educadora em passeio ao ar livre.

Enfrentando Desafios de Conservação

Muitas espécies de corujas enfrentam ameaças significativas devido à perda de seu ambiente natural e às mudanças climáticas. Além disso, as corujas também são ameaçadas pelas crendices e superstições, já que comunidades de áreas rurais e urbanas são influenciadas por lendas e tradições folclóricas que associam essas aves a sinais de azar, morte ou mau agouro.

O comportamento, a aparência, a vocalização e as incríveis habilidades de caça e voo das corujas fazem as pessoas associarem elas com má sorte. Dessa forma, muitas espécies são agredidas ou até mesmo extintas  em função do medo e do preconceito, e locais como o Parque das Aves recebem frequentemente corujas vítimas dessas agressões. É vital que intensifiquemos nossos esforços de conservação para proteger essas aves, garantindo que continuem a desempenhar seu papel vital nos ecossistemas, visto que as corujas contribuem significativamente com o controle de populações de roedores, répteis e outras aves menores, afirma Gabriela.

Um close-up de uma coruja suindara, também conhecida como coruja-das-torres, mostrando suas penas marrom-douradas e seu rosto em formato de coração. A coruja está de pé em um ambiente natural, olhando diretamente para a câmera com seus grandes olhos escuros, criando uma imagem impressionante e encantadora.

Coruja suindara

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Serviço:

Evento: Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas

Data: 4 de agosto de 2024

Horário: das 9h às 16h

Local: No Parque das Aves, próximo da entrada das Cataratas do Iguaçu

Valor: Gratuito mediante compra do ingresso através da Bilheteria ou do site ingressos.parquedasaves.com.br

Leia também: