O xaxim está ameaçado de extinção
Publicado por parquedasaves em 26/06/2019
Atualizado em 21 de novembro de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos
O xaxim (Dicksonia sellowiana) é uma planta muito antiga da família das samambaias, que existe desde a época dos dinossauros. Encontrada na Mata Atlântica, essa espécie gosta de lugares úmidos e bem sombreados para crescer. Seu caule serve como suporte para o desenvolvimento de lindas orquídeas, samambaias e bromélias.
Diferentemente das plantas que se reproduzem por sementes, os xaxins se reproduzem por meio de esporos, que podem ser observados embaixo da folha. Porém, seu crescimento é muito lento: apenas de 5 a 8 centímetros por ano. Mesmo assim, uma planta pode chegar a ter até 10 metros de comprimento, o que levaria mais de mil anos!
Muitos xaxins já foram retirado das florestas para a produção de vasos e substratos para outras plantas, fazendo com que a espécie se tornasse ameaçada de extinção e sua venda fosse proibida desde 2001. Para substituir o xaxim no paisagismo, há alternativas que são mais sustentáveis e econômicas, como o nó de pinheiro, a casca de pinus, a palha de coco e a fibra do coco verde reciclada.
Para proteger o xaxim em áreas naturais, é muito importante apoiar a criação e existência de áreas protegidas, como as unidades de conservação.
Foto de capa Flickr
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.