Nesse Dia dos Pais conheça as aves que são bons pais
Publicado por parquedasaves em 09/08/2019
Atualizado em 30 de julho de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Existem algumas espécies onde os machos chocam os ovos completamente sozinhos, como o macucos (Tinamus solitarius).
Inclusive, os papais dessa espécie cuidam de ovos fecundados por outros machos.
O macho da ema chega a incubar 12 ovos de uma só vez!
Se algum predador se aproximar do seu grande ninho, ele ataca o animal sem pensar duas vezes.
Também há espécies nas quais o macho reveza com a fêmea para auxiliar no cuidado dos filhotes ou em alguns casos ele cuida sozinho.
Entre os flamingos, por exemplo, os machos da espécie ajudam a construir os ninhos, em um local escolhido pela fêmea.
O pai também se reveza com ela para esquentar os ovos, ajudar a defender os ninhos e alimentar os filhotes, com um “leite de papo” especial produzido dentro do seu papo.
Mesmo com todo esse empenho, o troféu “melhor papai” das aves vai para os pinguins: após a fêmea colocar o ovo, o pai fica responsável por aquecê-lo durante o gelado inverno antártico, quando passa dois meses equilibrando o ovo em seus pés, sem sair do lugar para se alimentar!
Esse longo e carinhoso cuidado com os ovos ficou famoso no filme Happy Feet.
No Parque das Aves, você pode observar os flamingos logo no início do passeio, e os macucos no recinto Os Pequenos Marrons.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.