Importância da Educação Ambiental para o futuro do Meio Ambiente

Publicado por parquedasaves em 25/01/2019

Atualizado em 6 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para que as pessoas construam valores e atitudes sustentáveis em seu dia a dia, e protejam o ambiente como um todo.

Ela pode ocorrer em diversos ambientes que visitamos, divididos em três categorias: ambientes de educação formal (escolas, universidades), não-formal (museus, zoológicos, aquários, jardins botânicos) e informal (na família, na igreja, no cinema, meios de comunicação, etc).

Vivemos em um mundo que está constantemente ameaçado por ações humanas: desmatamento desenfreado, queimadas, poluição das águas e do ar, tráfico de animais, caça ilegal, entre outros. Neste cenário, os zoológicos modernos são ambientes de educação não-formal muito importantes, pois conectam as pessoas com a fauna e flora ameaçadas por estas ações.

Assim, eles ajudam a mudar a forma de se enxergar a natureza e incentivar que as espécies sejam protegidas da extinção.

Para isso, os zoológicos podem oferecer atividades educativas para diversos públicos.

No Parque das Aves, por exemplo, criamos conexão com a natureza por meio de visitas guiadas, exposições, oficinas, formação de professores, colônia de férias, cursos e visitas técnicas, atividades que promovem o encantamento pela natureza e a biodiversidade do nosso país.

Um grupo de crianças está em um jardim no Parque das Aves, envolvido em atividades de plantio.

Aprendendo com a natureza! Crianças explorando e cultivando a consciência ambiental no Parque das Aves.

O nosso Departamento de Educação Ambiental possui 30 colaboradores, entre coordenação, assistente, educadores, mediadores de trilha e estagiários.

Todos engajados em comunicar uma mensagem de conservação da Mata Atlântica aos nossos 800 mil visitantes e 35 mil alunos de escolas públicas e privadas anualmente.

O departamento acredita na Educação Ambiental Crítica, uma das diversas perspectivas de atuação da Educação Ambiental.

Uma das prioridades da EA Crítica é construir atividades que promovam reflexão sobre como os problemas socioambientais estão conectados com o cenário histórico, econômico, social, político e geográfico de cada local.

Isso significa que, sem compreender como todos estes aspectos de nossas vidas estão relacionados com as ameaças à natureza, não poderemos resolver questões ambientais.

Foto em grupo da equipe do Parque das Aves, composta por cerca de 30 pessoas, todos vestidos com uniformes em toneladas de bege. A equipe está posicionada em uma plataforma de madeira ao ar livre, cercada por uma densa vegetação tropical.

Equipe de Educadores Ambientais do Parque das Aves do ano de 2019

Assim, o Parque das Aves trabalha com ações que proporcionam um sentimento de pertencimento com a Mata Atlântica, que abriga a maioria dos brasileiros.

Ele apresenta quais são as pressões que esse bioma tem sofrido ao longo dos anos, e como as pessoas podem se engajar no dia a dia para a conservação das espécies de plantas e animais, muitas das quais existem somente na Mata Atlântica.

Por meio de atitudes diárias, incentivadas por ações de Educação Ambiental, podemos colaborar com a proteção do nosso bioma, afinal, a Mata Atlântica também é o nosso habitat!      

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

 

Leia também: