Henrique Tavares, zootecnista premiado, é o mais novo colaborador do Parque das Aves
Publicado por parquedasaves em 23/06/2017
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Pensando sempre em aumentar o grau de bem-estar dos animais sob seus cuidados, o Parque das Aves agora conta com mais um profissional em seu time de colaboradores. Henrique Tavares, que trabalhou por 13 anos na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, é o novo zootecnista do Parque e vai ser o chefe da Divisão de Nutrição Animal.
Henrique acabou de chegar, mas as expectativas são altas. “É uma honra poder fazer parte de uma equipe que tem uma visão e uma missão que vão muito de encontro com os meus interesses profissionais. Minha intenção aqui no Parque das Aves é poder aprimorar a nutrição das aves e utilizar meus conhecimentos e experiências em nutrição animal para podermos atingir alguns objetivos, como reprodução e crescimento saudável das nossas aves, além da prevenção de doenças através de uma nutrição adequada”, destaca Henrique.
Sobre a nova contratação, a diretora geral do Parque das Aves, Dra. Carmel Croukamp, fala que “a ideia é criar um ‘dream team’, composto de profissionais sérios e muito competentes. E não medimos esforços para formar uma equipe técnica capaz de realizar um trabalho inovador em conservação e bem-estar, e para isso procuramos profissionais nos quatro cantos do Brasil. A chegada de Henrique Tavares acontece apenas alguns meses após a vinda de Paloma Bosso, médica veterinária especialista em comportamento animal e diretora técnica do Parque das Aves”.
Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Henrique era o presidente da Comissão de Zootecnia do CRMV-SP até há pouco tempo. Em 2015, recebeu o título de Zootecnista do Ano pelo Prêmio José Francisco Sanchotene Felice, premiação conferida desde 1997 a profissionais que contribuíram de maneira significativa com a profissão no Brasil.
Desde que se formou em zootecnia, atua na área de nutrição de animais silvestres e, segundo ele, “a nutrição animal é uma ferramenta muito importante na conservação; o zootecnista sabe o que cada animal sob cuidados humanos pode ou não comer, quais insumos são necessários para oferecer uma nutrição economicamente viável e balanceada, e com uma alimentação e boa nutrição, as aves têm maior imunidade a doenças e índices reprodutivos maiores”.
Apesar do foco em nutrição que Henrique deu a sua carreira, ele comenta que “zootecnistas, em instituições de conservação da fauna, como o Parque das Aves também atuam em outras áreas, como desenvolvimento de recintos, a reprodução de animais e seu melhoramento genético. E também na área da educação ambiental. Ou seja, a zootecnia é um campo bastante amplo”.