Guia completo do Parque das Aves (Foz do Iguaçu – PR)

Publicado por parquedasaves em 12/11/2019

Atualizado em 11 de dezembro de 2024

Tempo de leitura: 6 minutos

O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica brasileira, além de ser o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu, depois das Cataratas do Iguaçu.

O trabalho desenvolvido também visa criar uma conexão genuína entre as pessoas e os animais, despertando o interesse geral para a causa da conservação da natureza.

Visitante observando periquito

O contato próximo com as aves conecta os visitantes à natureza de maneira profunda.

Além disso, o Parque possui uma história única e especial que se iniciou há anos e até hoje encanta quem o visita. Continue lendo e conheça um pouquinho dessa história!

Qual é a história do Parque das Aves?

O Parque das Aves foi fundado em 1994 por Anna Croukamp e seu marido, Dennis, em Foz do Iguaçu. Anna, uma médica-veterinária alemã, mudou-se para a Namíbia, onde conheceu Dennis. Os dois se casaram e tiveram duas filhas: Anna-Luise e Carmel. 

Anna e Dennis Croukamp

Anna e Dennis Croukamp.

Eles começaram a compartilhar o mesmo amor pelas aves desde que ganharam Pumuckl: um filhote de papagaio-do-congo que se tornou membro da família. Logo, o quintal da família estava repleto de aves. 

Anna e Pumuckl.

Um tempo depois, um amigo do casal sugeriu que eles abrissem um parque de crocodilos no Brasil, mas Dennis falou que criaria um parque de aves.

Em 1993, com o livro  “Português em três meses” em mãos, o casal comprou 16 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e lá iniciou a construção do Parque das Aves. 

Anna demarcou as trilhas e os locais onde seriam os viveiros. Lixo e vegetação invasora foram retirados do terreno, onde se plantou centenas de árvores nativas. As primeiras aves a chegarem ao Parque foram fruto de doações, além de animais apreendidos pelo IBAMA. 

O Parque foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, 11 meses após o casal ter desembarcado no Brasil. Dois anos após a inauguração, Dennis faleceu. Mas Anna Croukamp prosseguiu com o sonho, e atualmente o Parque das Aves é o maior parque de aves da América Latina e um importante centro de conservação de espécies da Mata Atlântica. 

Como é o passeio no Parque das Aves?

Além do trabalho de conservação e recuperação de animais, o Parque das Aves oferece uma de imersão e contato com a natureza aos visitantes.

O diferencial da visita são os viveiros de imersão, que deixam o visitante em contato próximo com as aves. Ao longo de quase 2 quilômetros de trilha, em um passeio que dura de 2 a 3 horas, o visitante fica imerso na Mata Atlântica e suas espécies.

No Viveiro Os Pequenos Marrons, é possível conhecer muitas aves diferentes, desde passarinhos até jacutingas e macucos. As aves são muito curiosas e se aproximam das pessoas, que podem observá-las em detalhes.

Que tal olhar uma jacutinga de pertinho no Viveiro Os Pequenos Marrons?

Que tal observar uma jacutinga de pertinho no Viveiro Os Pequenos Marrons?

O Viveiro Aves de Rios e Mangues, o segundo viveiro de imersão na trilha, está em reforma e tem previsão de reabrir no início de 2023.

Aves de Rios e Mangues, o segundo viveiro de imersão na trilha do Parque das Aves, que está em reforma e tem previsão de reabrir no início de 2023.

Aves de Rios e Mangues, o segundo viveiro de imersão na trilha do Parque das Aves, que está em reforma e tem previsão de reabrir no início de 2023.

Já o Viveiro Cecropia, que foi inaugurado em 2020, conta com periquitos e tucanos resgatados de tráfico e maus tratos. Lá o visitante pode alimentar periquitos.

Periquitos no Viveiro Cecropia.

Periquitos no Viveiro Cecropia.

Ao longo do percurso os visitantes também encontrarão harpias, corujas, e inclusive outros animais, como répteis.

Ao final do passeio está o Viveiro das Araras, com várias araras e papagaios voando e interagindo com os visitantes.

Serviços para facilitar seu passeio

No trajeto existem pontos com banheiros, o Restaurante Sabores da Floresta para fazer uma deliciosa refeição feita com ingredientes locais antes de iniciar a trilha, o Bistrô da Mata – para fazer uma pausa para o lanche ou tomar uma água de coco – e ao final da trilha está o Café da Praça, onde os visitantes podem fazer uma refeição rápida. 

Uma refeição completa no Restaurante Sabores da Floresta.

Uma refeição completa no Restaurante Sabores da Floresta.


Como funciona o trabalho de conservação no Parque das Aves?

 

O Parque das Aves fica situado em meio à Mata Atlântica, o 2º bioma mais biodiverso do mundo e que abriga 8% de todas as espécies no planeta. Existem cerca de 890 espécies de aves na Mata Atlântica e dentre elas 120 estão ameaçadas de extinção.

O Parque é a única instituição do mundo focada em conservação de espécies da Mata Atlântica. O objetivo principal é a conservação das 120 espécies e subespécies de aves da Mata Atlântica em risco de extinção. Ele também trabalha no resgate de aves apreendidas e fornece um ambiente acolhedor para aquelas que não podem retornar à natureza. 

O Parque investe ainda em pesquisa e na reprodução de espécies dentro de programas de conservação e reintrodução na natureza, além de conectar crianças com o meio ambiente e capacitar professores. Tudo isso utilizando exclusivamente a renda arrecadada com os ingressos, os restaurantes e a loja de souvenirs.

Como chegar ao Parque das Aves?

O Parque fica localizado na Av. das Cataratas, KM 17.1, ao lado do Parque Nacional do Iguaçu. Você pode chegar até lá de carro, táxi, app de transporte ou de ônibus (linha 120 – Parque Nacional). 

Para quem for de carro, existem algumas vagas disponíveis em frente ao Parque que são gratuitas, além de um estacionamento pago ao lado.

Também é possível utilizar o estacionamento do Parque Nacional do Iguaçu, do outro lado da rua. Essa opção é ideal para quem vai fazer os dois passeios no mesmo dia.

Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu

Aqui em Foz do Iguaçu, você pode conhecer o Parque Nacional do Iguaçu, uma unidade de conservação que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu. Foto/Reprodução: Pixabay/Werner Sidler.

Qual é o horário de visitação? Como comprar ingressos?

O Parque das Aves funciona de terça a domingo, das 8h30 às 16h30. Você pode adquirir seus ingressos diretamente em nossa bilheteria ou se preferir pelo site oficial clicando aqui.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

 

Leia também: