Para que servem os diferentes bicos das aves?

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Os bicos servem para muitas funções: ajudam as aves a construir os ninhos, limpar as próprias asas ou os filhotes, e até a fazer cafuné em outro indivíduo do grupo! Mas, principalmente, eles servem para conseguir o alimento, e seu formato e tamanho influenciam em como essa tarefa vai ser desempenhada.

Por exemplo, o bico do flamingo possui pequenas placas que funcionam como peneiras para filtrar a água e separar os pequenos crustáceos dos quais ele se alimenta.

Beija-flor sugando o néctar de uma flor.

Beija-flor sugando o néctar de uma flor.

Já o beija-flor possui um bico extremamente fino, com uma língua muito comprida para sugar o néctar das flores, colaborando com o processo de polinização.

Por sua vez, o tucano possui um longo bico, perfeito para encaixar nos ocos das árvores e retirar ovos e filhotes de outras aves.

Outro exemplo é o pica-pau, que possui um bico reto, perfeito para abrir buracos em árvores, removendo os insetos que vivem dentro da madeira.

Que ave tem um bico que chama a sua atenção? Conta pra gente nos comentários! 

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

 

Leia também: