Engajando professores locais na conservação do meio ambiente
Publicado por parquedasaves em 29/08/2019
Atualizado em 2 de outubro de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Quando temos como objetivo atuar na conservação de espécies, um componente importante que devemos sempre envolver em nosso trabalho são as pessoas. Sendo assim, uma das ações realizadas pelo Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, para ajudar na conservação da Mata Atlântica é o SOS FAUNA: Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental para Professores.
O curso tem como objetivo contribuir para a formação em educação ambiental de professores da educação básica, envolvendo como tema gerador o Parque Nacional do Iguaçu, onde fica as Cataratas do Iguaçu, e seus aspectos biológicos, ecológicos, culturais e sociais.
A edição de 2019 já contou com sete encontros, nos quais foram desenvolvidas ações diversas: os participantes visitaram uma reserva particular, onde conheceram um sistema de produção orgânica, além de receberem palestrantes da polícia militar ambiental do Paraná e do IBAMA e aprenderem sobre técnicas de diagnóstico socioambiental. Além disso, estão recebendo visitas da equipe de Educação Ambiental do Parque das Aves em suas escolas, e os alunos envolvidos estão visitando o Parque das Aves e o Parque Nacional do Iguaçu. Dessa forma, os professores têm a oportunidade de construir com seus alunos os conhecimentos, os valores e o engajamento necessários para conservar a Mata Atlântica.
Se você quiser saber mais, temos um texto no blog falando tudo sobre o SOS FAUNA.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.