Dispersando sementes, Tucanos recuperam áreas degradadas
Publicado por parquedasaves em 13/12/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
A degradação ambiental é um problema global que resulta de atividades humanas irresponsáveis, como desmatamento, poluição e exploração inadequada dos recursos naturais. Essas práticas deixam vastas extensões de terra desprotegidas, sem vegetação e, muitas vezes, sem a capacidade de sustentar a vida selvagem.
Os tucanos são grandes dispersores de sementes e, ao se alimentarem de frutas, ingerem as sementes e as depositam em locais distintos por meio de suas fezes. Além disso, os tucanos, diferente de outras aves com bicos menores, conseguem se alimentar de frutos maiores, aumentando ainda mais a diversidade de espécies que ele dissemina pela mata.
Os tucanos desempenham um papel crucial na regeneração natural da vegetação, especialmente em regiões degradadas, graças aos seus voos que cobrem longas distâncias. Essas aves contribuem significativamente para o crescimento de novas plantas, promovendo assim a restauração ecológica dessas áreas.
Nesse cenário de regeneração da natureza, as novas árvores desempenham um papel crucial ao atrair novos animais, tornando essas áreas refúgios para a vida selvagem. Insetos movimentam-se em uma dança incessante ao redor das novas flores e frutas, atraídos por um ambiente mais saudável. Seus galhos oferecem abrigo seguro para ninhos e descanso, enquanto suas raízes contribuem para a saúde do solo. Ao criar esses ambientes, essas árvores se transformam em oásis enquanto a natureza volta para o seu lugar.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.