Rios da Mata Atlântica: a força da água que abastece milhões de brasileiros

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 12 de abril de 2025

Tempo de leitura: 2 minutos

As águas do bioma sustentam cidades, biodiversidade e precisam da nossa atenção para continuar fluindo. A Mata Atlântica é conhecida por abrigar uma biodiversidade impressionante, mas suas águas também são um verdadeiro tesouro. Rios, lagos, nascentes e aquíferos que se originam nesse bioma beneficiam mais de 100 milhões de brasileiros todos os dias.

Rios da Mata Atlântica: patrimônio natural e essencial

Os rios que nascem ou percorrem áreas da Mata Atlântica incluem nomes conhecidos de todos nós: rio Paraná, rio Tietê, rio São Francisco, rio Doce, rio Paraíba do Sul, rio Paranapanema e rio Ribeira de Iguape. Eles atravessam estados inteiros, abastecem milhões de casas, irrigam plantações e são base para a geração de energia elétrica.

Além disso, sustentam ecossistemas inteiros e são indispensáveis para a vida das aves e de tantas outras espécies que habitam o bioma.

Arara-canindé de penas azuis e amarelas bebendo água em uma poça, com seu reflexo visível na superfície. Mata Atlântica

A arara-canindé nos encanta com seus núcleos vibrantes e sua importância na biodiversidade. Foto/Reprodução: Vinícius Rodrigues (@viniciusmbr)

Água não é infinita: por que precisamos mudar agora

Apesar de toda essa abundância, a água da Mata Atlântica não é inesgotável. Muitos dos rios estão diminuindo em volume e extensão devido ao desmatamento, poluição e ocupações irregulares. Cuidar das florestas é também cuidar das águas que dela nascem.

Por isso, cada atitude importa:
💧 Use a água de forma consciente
🌳 Apoie iniciativas de conservação
📢 Fale sobre a importância da Mata Atlântica para o abastecimento das cidades

Você mora próximo a algum dos rios da Mata Atlântica? Conta pra gente nos comentários — queremos saber como é a sua relação com essas águas!

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: