3 curiosidades sobre o urutau que você precisa conhecer!
Publicado por parquedasaves em 10/04/2024
Atualizado em 9 de julho de 2024
Tempo de leitura: 3 minutos
Aqui no Parque das Aves você pode conhecer o urutau (Nyctibius griseus), no espaço Encantos da Noite.
Essa ave é conhecida por diversos nomes, como mãe-da-lua e ave-fantasma 👻, e pode ser encontrada do norte ao sul do Brasil, inclusive em ambientes mais urbanizados.
O urutau tem um papel ecológico muito importante, ajudando a controlar populações de insetos que fazem parte da sua dieta, mantendo os ecossistemas equilibrados.
Vamos conhecer mais sobre o urutau? Confira 3 curiosidades que separamos pra você!
O urutau é um mestre ninja na arte da camuflagem. Suas penas podem confundir olhos desatentos, já que elas costumam se parecer com galhos e troncos de árvores onde geralmente fica empoleirado.
Por causa da sua facilidade em se “disfarçar”, é conhecida como uma ave fantasma, já que as pessoas ouvem o seu canto, mas têm dificuldade em localizá-la.
Por falar em seu canto, algumas pessoas associam com má sorte, e por isso acabam jogando pedras e chegando a ferir mortalmente o animal. Mas fica tranquilo que sua vocalização não vai te dar azar.
Então se um dia você ver um urutau, sinta-se como se tivesse ganhado na Mega-Sena, porque é um baita prêmio que a natureza está te dando.
Se tivesse uma copa do mundo 🏆 para ver quem aguenta ficar na mesma posição durante mais tempo, o urutau ganharia!
A ave é capaz de ficar cerca de 12 horas seguidas parada no mesmo lugar!
Sua imobilidade aliada à sua capacidade de ser confundida com galhos de árvores faz com que o urutau passe despercebido por predadores e até mesmo por nós.
Por ficar tanto tempo parado, algumas pessoas acham que esses animais estão machucados ou doentes, e acabam “resgatando” o animal sem necessidade.
Então se você ver um urutau sem se mexer, ele está bem de saúde, e esse comportamento é natural.
Até mesmo as aves precisam tirar um momento para descansar.
E se você pudesse “ver” mesmo de olhos fechados? Pois bem! O urutau faz exatamente isso graças ao seu “olho mágico”.
Que na verdade não tem nada de mágico: o urutau possui duas fendas em suas pálpebras, permitindo que ele observe o que está acontecendo em sua volta, mesmo de olhos fechados.
É uma vantagem e tanto para uma ave que passa longos períodos parada no mesmo local, pois caso um predador se aproxime, o urutau poderá se afastar rapidamente ao perceber o perigo.
Não tem urutau onde você mora? Então vem pro Parque das Aves! Aqui você pode observar e acompanhar a alimentação dos urutaus na área Encantos da Noite!
Ficamos pertinho da entrada das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Adquira seu ingresso em nosso site oficial através do link: https://ingressos.parquedasaves.com.br/