FECHAR

      

Siga-nos!

Tecnologias que podem ajudar na conservação da natureza

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 12 de abril de 2025

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça a ferramenta que combate o tráfico de animais silvestres e fortalece a conservação no Parque das Aves

Na edição de junho da série Curiosidade do Mês, o destaque vai para a tecnologia como aliada da conservação da natureza. E a nossa primeira pauta é a Linha Verde do IBAMA, um canal de denúncias que atua diretamente no combate ao tráfico de animais silvestres e outras práticas ilegais contra a fauna brasileira.

Esse canal é uma das principais formas de apoio à polícia ambiental, facilitando o registro de denúncias de caça, guarda ilegal, comércio, transporte e maus-tratos de animais silvestres em todo o país. E o impacto dessa ação chega até o Parque das Aves.

Hoje, mais de 50% das aves sob cuidados humanos no Parque das Aves foram resgatadas de situações de maus-tratos, tráfico ou abandono. Muitas delas chegaram ainda filhotes e cresceram sob os cuidados da equipe da Área Técnica, outras chegaram já adultas, mas com ferimentos ou problemas que comprometem sua sobrevivência em ambiente de ocorrência natural.

Um papagaio verdadeiro com plumagem verde vibrante, toques de amarelo e vermelho, pousado em um galho, cercado por vegetação tropical. Parque das Aves

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que chegou ao Parque por meio de resgate

Infelizmente, boa parte dessas aves não pode mais ser reintroduzida na natureza. As sequelas físicas ou comportamentos desenvolvidos após o trauma impedem que elas voltem a viver de forma segura fora dos cuidados humanos. Mesmo assim, elas continuam exercendo um papel fundamental: sensibilizar os visitantes para a importância da conservação e do combate ao tráfico de animais silvestres.

Você também pode fazer parte dessa rede de proteção! Se observar qualquer atividade suspeita envolvendo animais silvestres, denuncie de forma anônima por meio da Linha Verde do IBAMA. Basta ligar gratuitamente para 0800-61-8080 ou enviar um e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Na hora de denunciar, tente fornecer o máximo de informações possíveis: endereço completo, município, estado, ponto de referência e, se souber, o nome ou apelido da pessoa envolvida. Esses dados facilitam a investigação e aumentam as chances de sucesso da operação.

Vamos juntos manter as aves na natureza e proteger a biodiversidade da Mata Atlântica!

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: