Conectando pessoas com o meio ambiente através dos zoológicos
Publicado por parquedasaves em 21/08/2019
Atualizado em 2 de outubro de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Em um mundo cada vez mais urbano, a emoção de estar próximo de um animal selvagem pode gerar, em crianças e adultos, um maior interesse em conhecer e proteger a natureza.
Para nos ajudar nesta missão, abrigamos animais que representam suas respectivas espécies, cuja presença inicia discussões importantes sobre as ameaças pelas quais essas espécies passam, auxiliando muito na hora de realizar atividades educativas com os visitantes. Por meio desta experiência significativa, conseguimos emocionar as pessoas para conectá-las com biomas, ecossistemas e espécies, desfazendo mitos sobre os animais e engajando os visitantes na sua conservação.
Um dos exemplos que temos aqui no Parque das Aves é a jacutinga (Aburria jacutinga), uma ave que vive exclusivamente no bioma Mata Atlântica. Infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção segundo a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
Por isso, criamos para estes animais um espaço único em nosso Parque, onde dialogamos com os visitantes sobre como eles podem auxiliar a protegê-los e compartilhamos informações sobre o projeto de conservação que mantemos em parceria com o Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil. Para visitar as jacutingas que vivem aqui, procure no mapa do Parque das Aves pelo espaço chamado Como Salvamos Espécies. Você também pode encontrá-las no viveiro Os Pequenos Marrons.
Clique aqui para saber mais sobre a participação do Parque das Aves no Projeto Jacutinga.
Clique aqui para saber mais sobre a SAVE Brasil e seu trabalho de conservação das aves brasileiras.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.