7 maneiras de você aproveitar a natureza na cidade
Publicado por parquedasaves em 23/06/2021
Atualizado em 23 de julho de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos
Precisamos aproveitar a natureza! Mas como fazer isso morando na cidade?
Até porque morar em uma cidade é bem prático: estamos sempre próximos do trabalho, escolas, shoppings, restaurantes e todas as facilidades que a vida urbana pode oferecer.
Mas, também é sinônimo de trânsito, poluição, barulho e estresse.
Buscar formas de como se conectar e aproveitar a natureza em meio ao caos é uma maneira de trazer paz e equilíbrio para nosso dia a dia.
O contato com árvores, plantas, flores e animais é muito importante e serve como uma recarga de energia, melhorando desde o humor até a saúde.
Pensando nisso, criamos um post para você deixar a agitação de lado e conhecer 7 formas de como se conectar com a natureza mesmo morando na cidade. Confira a seguir:
Abrir as janelas da casa, respirar um pouco de ar fresco e observar o céu: essa é uma das melhores formas de começar o dia.
Seja ao acordar ou durante a tarde, deixar as janelas abertas permite que a luz do sol entre e o ar circule, dando aquele toque de vida ao ambiente.
Experimente dar uma pausa nas tarefas em casa e tirar alguns minutos do dia para observar o movimento das nuvens e as mudanças de cores no céu ao longo das horas: essa prática restaura as energias e traz uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Não é porque vivemos em casas e apartamentos que não podemos ter uma conexão com a natureza.
Espalhar plantinhas pelos cômodos e pela decoração ou mesmo cultivar um jardim particular é um modo de trazer a natureza para mais perto.
Além disso, cuidar das plantas pode ser um hobby prazeroso e divertido.
Existem diversas espécies que se desenvolvem bem em ambientes internos e precisam de pouca manutenção como samambaias, cactos e espadas-de-são-jorge.
Plantas purificam o ar e deixam o ambiente mais colorido e aconchegante.
Outra forma de manter a conexão com a natureza é visitar áreas abertas e parques na sua cidade.
No Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é possível viver uma verdadeira experiência de imersão na Mata Atlântica: a trilha do Parque é cercada de mata nativa e, em alguns viveiros, como o Viveiro Cecropia periquitos e no Viveiro Cecropia jacutingas, é possível observar aves de perto.
Já no Viveiro das Araras dá pra ver e sentir araras voando bem de pertinho.
Além disso, o Parque das Aves é um centro de conservação que recebe animais resgatados do tráfico e maus tratos, acolhendo aqueles que não podem mais retornar ao seu ambiente natural.
Quem não ama ouvir o canto dos pássaros? Ainda mais na janela de casa.
Colocar bebedouros para pássaros na varanda ou na sacada é garantia de ter esses bichinhos sempre por perto para alegrar o ambiente.
Bebedouros e comedouros podem ser comprados em pet shops ou até mesmo feitos à mão com materiais recicláveis.
Seja qual for a sua escolha, procure manter os recipientes sempre limpos, com água e frutas frescas.
Com isso, você garante que os materiais estejam livre do acúmulo de microrganismos que possam prejudicar a saúde das aves que passam ali para se alimentar.
Depois, é só esperar que eles se aproximem para apreciar o banquete.
O dia amanheceu ensolarado e você está com tempo livre? Que tal organizar um piquenique?
Em dias quentes não há nada melhor que curtir um lanchinho ao lado de pessoas queridas em um lugar arborizado.
Logo, você pode escolher um local como um parque, jardim botânico ou praça que tenha sombra, além de uma área para sentar ou colocar a toalha.
Monte sua cesta com comidas e bebidas leves como frutas, sanduíches caseiros e sucos naturais.
Aproveite o piquenique ao ar livre e não se esqueça de levar uma sacola para recolher o lixo.
Que tal fazer algo diferente? Almoçar fora do escritório pode ser uma boa opção para mudar de ares e quebrar a rotina diária.
Você pode escolher um restaurante com varanda, uma lanchonete com mesas na calçada ou até um banquinho confortável em uma praça: o importante é aproveitar o ar livre e a luz do sol para recarregar as energias.
Por outro lado, em dias mais frios, passar um tempinho tomando sol é muito importante para aumentar os níveis de vitamina D, que melhora o humor e aumenta a disposição para enfrentar as tarefas da semana.
Gosta de se exercitar? Experimente trocar o ambiente da academia por exercícios ao ar livre.
Por isso, seja em um parque ou calçadão, dá para fazer exercícios em qualquer lugar, mesmo sem equipamentos.
Caminhar, correr ou pular corda a céu aberto é prazeroso e a conexão com a natureza diminui os níveis de ansiedade e estresse.
Além disso, se exercitar ao ar livre traz muitas vantagens: diminui distrações, economiza tempo e dinheiro, e traz mais leveza para o seu dia.
Portanto, aproveite a pista de caminhada da Av. Paraná, em Foz do Iguaçu, para realizar seus exercícios.
O local conta com quadra de basquete, futebol, quiosques e aparelhos de ginástica públicos.
Além disso, a avenida é uma das mais arborizadas da cidade, sendo a escolha perfeita para a prática de atividades físicas.
E em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, não deixe de visitar o Parque das Aves e conhecer o trabalho de conservação de aves da Mata Atlântica bem de pertinho.
O Parque fica localizado bem em frente às Cataratas do Iguaçu.
Veja mais detalhes sobre a visita aqui: www.parquedasaves.com.br