Biologia das Aves – Elas produzem um alimento específico para os filhotes dentro do seu papo!

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Mesmo na cidade, é comum observarmos aves alimentando seus filhotes nos ninhos. Muitas vezes, os pais alimentam os pequenos com comida que abrigam no seu papo e depois regurgitam para os filhotes.

Todos as aves possuem a capacidade de regurgitar o alimento para esta finalidade, mas algumas vão ainda mais além: elas produzem um alimento específico para os filhotes dentro do seu papo!

O papo das aves tem algumas células que o revestem. No período de incubação, o papo cria uma parede de células bem espessa. 

Um flamingo-de-James adulto, com plumagem rosada, sentado em um ninho de areia enquanto alimenta seu filhote. Ao fundo, outro flamingo está parcialmente visível, reforçando o cuidado parental típico dessa espécie.

O vínculo entre o flamingo e seu filhote é uma prova de cuidado e dedicação da natureza.

Essas células produzem uma substância branca ou rosada que se parece muito com leite, e é cheia de proteína e gordura, que é exatamente o que muitos filhotes necessitam enquanto crescem.

Esse leite de papo também é chamado de leite de pombo, por ser comum nestes animais. Além dos pombos, o leite de papo é produzido por pinguins e flamingos, como os que você pode observar aqui no Parque das Aves!

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: