BASTIDORES DO PARQUE | Maracanãs e o futuro da ararinha-azul
Publicado por parquedasaves em 21/02/2017
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Você assistiu ao filme RIO? Então você deve lembrar do Blu, a ararinha-azul que é a estrela da animação. Estrela que está super ameaçada! A ararinha-azul está extinta na natureza, e hoje a única chance de recuperação da espécie é reproduzir as ararinhas que integram o programa de conservação da espécie, visando futuras reintroduções. O ICMBio coordena os esforços de recuperação da ararinha-azul através do Projeto Ararinha na Natureza. Hoje, existem 129 ararinhas sob cuidados humanos, e a esperança é que em alguns anos a espécie possa ser reintroduzida na natureza.
Uma das atividades desse programa é o Projeto Maracanãs, desenvolvido em Curaçá, no sertão da Bahia, onde viveram as últimas ararinhas-azuis, e onde elas serão reintroduzidas. O Projeto Maracanãs está estudando essa espécie, que é ecologicamente muito parecida com a ararinha-azul, para subsidiar as futuras ações de reintrodução das ararinhas.
O Parque das Aves não possui ararinhas-azuis, mas queremos fazer a nossa parte para ajudar a salvar essa espécie. Durante a última semana, nossa Diretora Técnica, a Yara Barros, foi para Curaçá acompanhar os trabalhos da equipe do Projeto Maracanãs e auxiliar nessa pesquisa. Ela levou para a região um equipamento que faz análises de bioquímica sanguínea. O quarto de hotel virou um laboratório e foram processadas análises de sangue tanto de filhotinhos de maracanãs que estão nos ninhos monitorados pela equipe do Projeto Maracanãs quanto de aves que são mantidas na região como pets.
Como a Yara morou na região por quatro anos, coordenando o Projeto Ararinha-Azul quando ainda havia uma ararinha na natureza, ela também deu uma palestra para os voluntários do Projeto Maracanãs e para os estudantes da cidade sobre os trabalhos que foram desenvolvidos na região durante os dez anos do Projeto Ararinha-Azul, encerrado em 2002.
Essa é uma forma de o Parque das Aves cooperar tanto com a realização da pesquisa quanto com a troca de experiências e ideias para ajudar na recuperação dessa espécie tão ameaçada. Desejamos super boa sorte ao Projeto Ararinha na Natureza e esperamos que ainda possamos ver ararinhas-azuis de volta nos céus da caatinga.