BASTIDORES DO PARQUE | A importância da canjerana para a região
Publicado por parquedasaves em 12/12/2016
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos
A mata preservada que abrange todo o Parque das Aves é muito rica em plantas e árvores nativas, que são de grande importância ecológica. Uma delas é a canjerana, uma árvore de grande porte que pode alcançar até 35 metros de altura. Durante o inverno, ela perde todas as folhas, pertencendo, por isso, ao grupo das árvores chamadas de decíduas ou caducas.
A relevância da canjerana para o crescimento da flora é muito grande, pois, até o presente momento, já foram descritas 35 espécies de aves que espalham seus frutos pela região. Quando estão no solo, suas sementes também são muito procuradas por roedores e insetos predadores. Além disso, como ocorre naturalmente em vários tipos de solo, a canjerana é altamente recomendada para o reflorestamento, principalmente em áreas nas margens dos rios, pois suporta períodos de inundação.
Outra função de grande relevância é que os índios de várias etnias do Paraná e de Santa Catarina usam a semente e a casca do caule para várias funções medicinais, incluindo: tratamento de micose, febre e afecções da pele, dor de cabeça e prevenção da hipertermia.
Aqui no Parque das Aves, por seus frutos terem um alto valor nutricional e serem muito apreciados pelas aves, nós os utilizamos para fazer enriquecimento ambiental, principalmente com os cracídeos (uma família de aves) do Viveiro Floresta, que sempre respondem muito bem à interação. Os tucanos também gostam muito, ainda mais porque são muito curiosos 😀
Além de sua sua grande importância ambiental, alguns elementos da canjerana são utilizados comercialmente, como o perfume de suas flores, usado na indústria de perfumaria devido ao intenso aroma, o suco dos frutos, que tem ação inseticida, e o corante vermelho da casca da árvore, utilizado nas indústrias de tinturaria.