Aves polinizadoras – Beija-flor

Publicado por parquedasaves em 25/03/2019

Atualizado em 19 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando estão buscando o néctar no fundo das flores, os beija-flores levam no bico grãos de pólen entre flores masculinas e femininas, ajudando na reprodução das plantas.

Eles são tão importantes, que muitas flores ficam abertas e acessíveis durante o dia justamente porque essas aves são animais diurnos.

Os beija-flores geralmente preferem as flores de cores vibrantes, como vermelho, rosa, amarelo e laranja, e as flores longas, em formato de tubo, nas quais os bicos compridos se encaixam melhor.

Um beija-flor verde-metálico paira no ar enquanto se alimenta do néctar de uma flor vermelha e felpuda em um arbusto.

Beija-flor-de-banda-branca (Amazilia versicolor)

Existem mais de 300 espécies de beija-flores, e eles podem ser encontrados apenas nas Américas, do Alasca até o Chile.

Porém, nem todas as espécies de beija-flores são boas polinizadoras. Uma espécie muito interessante é o besourinho-da-mata (Phaethornis ruber), que é um verdadeiro ladrãozinho de néctar: ao invés de polinizar a planta entrando pela abertura da flor, ele faz um furo diretamente na base para retirar apenas o néctar! Apressadinho!

Besourinho-da-mata (Phaethornis ruber). Fonte/Reprodução: iNaturalist/thierrycordenos

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: