A audição apurada garante a sobrevivência das aves

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Para garantir sua sobrevivência, as aves possuem uma audição muito apurada, permitindo a caça e a percepção de predadores.

Araras-vermelhas voam em destaque enquanto outras aves repousam nos galhos

Aves precisam reconhecer os diferentes avisos emitidos por indivíduos do mesmo bando.

E elas têm boas habilidades para reconhecer sons, importante para diferenciar os diferentes avisos emitidos por aves do mesmo bando, por exemplo.

Os ouvidos das aves de rapina, como as corujas, ficam escondidos embaixo das penas, e geralmente estão em alturas diferentes, o que ajuda o animal a saber a exata posição da presa enquanto ela foge.

Uma coruja-suindara exibe suas asas enquanto observa com atenção ao seu redor

Coruja suindara no Parque das Aves.

Corujas como a suindara (Tyto furcata) possuem a face em formato de círculo. Dessa forma, o som é direcionado para os ouvidos, exatamente como fazemos com a nossa mão em concha!

No Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, você conhece mais de 150 espécies de aves durante o passeio pelos 2 quilômetros de trilha.

Em viveiros de imersão, onde você fica muito próximo às aves, é possível observar seus comportamentos ao ouvir as diferentes vocalizações de membros do grupo.

Aproveite para nos visitar antes ou após seu passeio às Cataratas do Iguaçu 😀

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: