Ameaçados da MA – Papagaio-Chauá (Amazona rhodocorytha)

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 21 de novembro de 2024

Tempo de leitura: < 1 minuto

O papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) é uma espécie que encontra-se Em Perigo (EN) de extinção, e vive no que restou da Mata Atlântica nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma espécie de papagaio muito colorida, que possui um bico extremamente forte. Por ter essas características o papagaio-chauá é um grande alvo do tráfico de animais silvestres.

Porém, pouco se sabe sobre a distribuição e o status populacional da espécie, ficando muito difícil salvar o papagaio-chauá. Por isso, o Parque das Aves apoia financeiramente a Expedição Chauá, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil. Esse é um projeto que mapeia os locais onde a espécie vive, o que possibilita a elaboração de estratégias de conservação.

Papagaio de penas verdes, topete vermelho, olhando para a câmera, com o rabo aberto pronto para voar

papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha)

 

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: