Ameaçados da MA – Jacutinga (Aburria jacutinga)

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já deve ter ouvido falar muito da jacutinga (Aburria jacutinga) aqui na nossa página do Facebook. Ela é grande e bem fácil de identificar, pois em quase toda a sua área de ocorrência, é a única ave de sua família com uma mancha branca na asa.

E existem vários motivos para mostrarmos tanto ela aqui. Um deles é que ela é uma grande dispersora de várias sementes de árvores nativas, pois engole frutos inteiros, retira a polpa no papo e defeca as sementes 💚

Outro motivo é que a jacutinga é uma espécie da Mata Atlântica e sofre muito com a degradação desse bioma e com retirada ilegal e predatória do palmito-juçara, principal alimento da espécie. Felizmente, há esperança para a espécie.

Aqui no Parque das Aves temos um excelente sucesso reprodutivo da jacutinga, e uma parceria incrível com a SAVE Brasil, responsável por reintroduzir a espécie em suas áreas de ocorrência.

O que você faz para proteger aves como a jacutinga da extinção? Fala aqui nos comentários 😃

 Uma jacutinga (ave de plumagem preta com detalhes brancos e pele ao redor dos olhos azulados) está no chão da floresta, rodeada por vegetação tropical densa no Parque das Aves. A ave, com anilhas nas patas, parece atenta ao ambiente ao seu redor, em meio a folhas e plantas de diversas tonalidades de verde.

Jacutinga (Aburria jacutinga)

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: