Ameaçados da MA – A caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum)
Publicado por parquedasaves em 16/08/2019
Atualizado em 15 de outubro de 2024
Tempo de leitura: < 1 minuto
Você provavelmente não deve conhecer essa ave, pois atualmente ela é considerada Criticamente Ameaçada (CR), e não há registros dela nas últimas décadas. Essa é um caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), uma ave endêmica da Mata Atlântica, ou seja, que só existe nesse bioma.
A Caburé-de-Pernambuco está na lista das 120 espécies e subespécies de aves ameaçadas de extinção da Mata Atlântica. De acordo com pesquisadores, a espécie já ocorreu em alguma região da Bahia durante a primeira metade do século 19, se extinguindo após a destruição quase total da Mata Atlântica baiana (especialmente no norte da BA). E é por isso que não existem fotos da pequena coruja, apenas ilustrações.
Sua descrição é feita baseada nas aves caburé-da-amazônia e caburé-miudinho, duas espécies muito parecidas com ela, tendo pequenas diferenças de coloração e vocalização. A espécie possui duas manchas na parte de trás da cabeça, parecendo “ olhos falsos ”. Esses olhos falsos da nuca, que simulam um rosto, servem para confundir suas presas, aumentando as oportunidades de caça da coruja.