Abertura da edição 2018 do SOS Fauna acontece nesta quinta, 5, no PNI

Publicado por parquedasaves em 04/04/2018

Atualizado em 31 de julho de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta quinta-feira, 5, começa a edição 2018 do SOS Fauna – Curso de formação continuada em educação ambiental para professores. A abertura vai ser no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, das 8 às 10 horas. Este é um programa elaborado pelo Parque das Aves, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, que ocorre anualmente. São 30 vagas, sendo 25 delas destinadas a professores estaduais e cinco a professores da rede privada de ensino de Foz do Iguaçu. O curso tem 80 horas e os participantes receberão certificados que ajudarão na progressão de carreira.

Um grupo de cinco estudantes está posando em frente a um painel informativo sobre a importância do Parque Nacional do Iguaçu para a preservação da Mata Atlântica. O painel exibe várias fotos e informações sobre o projeto. No chão, há um mapa com marcadores indicando locais importantes para o projeto de conservação. Os estudantes estão sorrindo e parecem engajados na apresentação do projeto SOS Fauna.

Exposição Projeto SOS Fauna

O SOS Fauna conta com apoio de diversos grupos e instituições, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), a Escola Parque Parna Iguaçu o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a 5ª Cia Polícia Militar Ambiental do Parná (PMAmb-FV).

A integração de diversas instituições traz riqueza de conhecimentos e práticas para nossa programação, permitindo que o professor consiga desenvolver uma visão holística das questões que envolvem a Mata Atlância, especificamente o Parque Nacional do Iguaçu, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.

Um grupo participando de uma visita guiada no Parque das Aves. A guia, que está à direita da imagem, segura uma prancheta e está explicando algo para os visitantes. O grupo está atento e interessado, e a vegetação ao redor é ambiente natural e agradável.

Grupo no Projeto SOS Fauna Visitanto o Parque das Aves

O objetivo do programa é contribuir para a formação continuada em educação ambiental para professores da educação básica, como tema gerador o Parque Nacional do Iguaçu e seus aspectos biológicos, ecológicos, culturais e sociais. Dividido em três módulos, com encontros teórico-práticos e saídas de campo, essa é uma oportunidade de engajar e envolver a comunidade escolar com as questões ambientais.

Grupo de pessoas do Projeto SOS Fauna está reunido para uma foto em um ambiente natural, durante uma atividade de campo relacionada à conservação ambiental. O ambiente ao redor é um campo aberto com vegetação e árvores ao fundo, sugerindo um dia ensolarado e propício para atividades ao ar livre.

Grupo do Projeto SOS Fauna

Acreditamos numa visão crítica da educação ambiental, que vai além da sensibilização das pessoas, mas que atua ativamente na formação de cidadãos engajados que irão transformar sua realidade local. Por isso, utilizaremos a metodologia de projetos que irá contribuir para que os professores possam envolver a comunidade escolar ao longo do curso, afirma Camila.

Os módulos serão divididos em vários encontros ao longo do ano. Os projetos e materiais desenvolvidos durante o curso serão apresentados na Mostra Pedagógica, que acontecerá no início de novembro. O último encontro está marcado para o dia 20 de novembro, no Parque Nacional do Iguaçu. Confira a programação completa do SOS Fauna.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: