5 plantas que atraem borboletas
Publicado por parquedasaves em 07/05/2021
Atualizado em 26 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Você gosta do borboletário do Parque das Aves? Então, conheça 5 plantas que atraem borboletas para você plantar no seu jardim, quintal ou sacada!
Você ama vir ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu e ficar pertinho de várias espécies de plantas, aves e borboletas da Mata Atlântica.
Porém, nem todo dia dá para vir ao Parque… e você continua querendo esse contato com os animais o ano todo? Então, esse post é especialmente para você!
Normalmente, para quem deseja atrair muitas aves para o seu jardim, recomendamos plantar árvores frutíferas. Inclusive, você pode ver 9 árvores que atraem aves aqui!
Porém, se o seu amor é pelos insetos, que tal conhecer 5 plantas que atraem borboletas (todas elas nativas da Mata Atlântica) para alegrar o seu quintal, jardim ou rua? Vamos lá!
Essa árvore produz lindas flores cor-de-rosa, que você vai amar!
A paineira-rosa ama áreas ensolaradas e pode medir mais de 12 metros de altura. Normalmente, as flores – e as borboletas! – aparecem tanto no verão como no outono.
Esta bromélia é uma planta um pouco menor, alcançando no máximo um metro de altura.
Por isso, o caraguatá é ideal para quem ama borboletas, mas tem menos espaço em casa. Inclusive, ele pode ser plantado dentro de um vaso!
Além disso, também pode ser fixado em uma árvore que você já tenha no jardim ou quintal. Afinal, ele gosta de umidade e de luz indireta/sombra.
Esse gênero (grupo de espécies) de bromélias quase exclusivas da Mata Atlântica sempre atrai muitas borboletas!
Além disso, como elas gostam de sombra e de umidade, podem conviver com outras árvores do seu quintal.
Este cacto trepador floresce entre os meses de março e abril. Porém, as flores duram apenas um dia! No entanto, ainda vale a muito a pena plantá-la, pois suas flores são encantadoras e atraem uma variedade enorme de borboletas.
Além de atrair borboletas com as flores da ora-pro-nóbis, você pode consumir suas folhas durante o ano todo. Afinal, ela é uma PANC (Planta Alimentícia Não-Convencional) super versátil e rica em nutrientes!
(Inclusive, utilizamos bastante ora-pro-nóbis em nosso Restaurante Sabores da Floresta, sabia?)
Esta plantinha pode ser tanto um arbusto quanto uma trepadeira. Ela adora pegar sol, mas também tolera sombra.
Geralmente, a flor-de-fogo floresce de dezembro a janeiro, época em que é muito visitada pelas borboletas!
Visite o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, e viva uma experiência inesquecível em nosso borboletário. Aliás, estamos em frente às Cataratas do Iguaçu! Veja mais detalhes sobre a visita aqui.