5 atividades para fazer em casa com crianças

Publicado por parquedasaves em 14/04/2020

Atualizado em 7 de fevereiro de 2025

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabemos o quanto esse momento de quarentena e isolamento social pode ser difícil para todos, principalmente para as crianças, que não podem sair de casa e acabam ficando com muita energia acumulada. Mesmo longe da escola, a imaginação e a criatividade das crianças devem ser estimuladas. Para te ajudar nessa empreitada, listamos 5 atividades que podem ser realizadas em família, fortalecendo vínculos, desenvolvendo habilidades e ajudando a criançada a gastar muita energia! 

1. Jogo da Velha com copos

O jogo da velha de desenhar já é muito divertido, já que é preciso pensar em cada jogada e imaginar a reação do outro participante. E se colocarmos um pouco mais de emoção e agilidade nessa brincadeira? Confira os materiais desse jogo da velha com copos e monte um para jogar em casa! As crianças podem ajudar a preparar o material. Aqui no Parque das Aves, quando jogamos este jogo com as crianças que participam das nossas atividades, costumamos dividir os times com nomes de aves! Qual será o seu time? Tucano? Arara? Guará? Coruja?

Materiais

  • 1 mesa da altura das crianças
  • 10 copos de papel
  • 1 caneta
  • 1 rolo de fita crepe
  • 1 folha sulfite
  • Tesoura

Como fazer:

Usando a fita crepe, monte o jogo da velha na mesa. Se você não tiver fita crepe, pode usar outra fita que tiver disponível, ou desenhar os quadrantes em um papel grande, colando as bordas do papel na mesa com fita adesiva. Em seguida, pegue a folha de papel sulfite e desenhe cinco círculos e cinco “X”. Você também pode fazer cinco desenhos da ave que representa um time, e cinco da ave que representa o outro time. Depois, recorte e cole essas imagens no fundo de cada um dos copos, identificando os times do jogo. Se você quiser, também pode desenhar direto nos copos usando uma caneta.

Como brincar:

O objetivo do jogo é completar uma fileira com três copos. Para isso, o participante deve colocar o copo na ponta da mesa, de cabeça para baixo, e tentar virar dando uma batida na borda do copo, até ele girar e cair de novo na mesma posição (de cabeça para baixo). Somente quando fizer o copo cair de boca para baixo é que ele pode escolher um local para colocar o copo da sua equipe no jogo da velha! A brincadeira pode ser jogada um contra um, ou em um número maior de participantes que se revezam para bater nos copos. Vence quem completar uma das fileiras primeiro!

2. Origamis divertidos

Uma das coisas boas de ficar em casa é o tempo que temos para fazer as coisas, inclusive para aprender uma nova habilidade. Que tal você e sua família aprenderem a fazer origamis de animais? Nesse e-book você pode ver dobraduras de animais para crianças – inclusive das aves, que nós amamos tanto! 

Mãos de uma criança recortando e desenhando em papel colorido em meio a um ambiente de artesanato. A mesa está cheia de materiais como tesoura, lápis de cor, cola e folhas de diferentes cores e tamanhos, proporcionando uma atividade criativa e educativa.

Criatividade em ação! O simples ato de desenhar, cortar e colar abre um mundo de possibilidades e descobertas. Foto/Reprodução: unsplash/Sigmund

 Aqui vão algumas ideias para brincar com os origamis:

3. Competição de voos de avião de papel 

Ainda falando de dobradura… já que não podemos sair de casa, que tal um campeonato de avião de papel com a família? Cada um pode fazer o próprio avião e montar a pista de decolagem (que pode ser feita com fita crepe colada no chão, por exemplo). O avião que chegar mais longe, ganha! Cada aeronave pode ter o nome de uma ave da Mata Atlântica que sabe voar muito bem: Suindara, Harpia, Falcão-de-Peito-Laranja, Carcará. Pesquise mais sobre as incríveis aves de rapina dessa floresta para descobrir outras!

Imagem minimalista mostrando um papel amassado à esquerda e um avião de papel dobrado à direita, ambos sobre um fundo azul escuro.

Quem nunca pegou um pedaço de papel e se transformou em um avião para ver até onde ele poderia voar? Simples gestos que nos fazem voltar à infância e sonhar alto! Foto/Reprodução: unsplash/Matt Ridley

4. Massinha de modelar natural

Que criança que não gosta de colocar a mão na massa, principalmente se isso fizer um pouquinho de bagunça?! E se dessa bagunça surgir uma novo brinquedo? A massinha de modelar caseira é o exemplo perfeito de brincadeira divertida, fácil e barata para se fazer em casa! E a melhor parte é que você pode fazer formatos de vários animais, inclusive das nossas queridas aves! 

Duas crianças equipamentos enquanto modelam esculturas coloridas de massinha em uma mesa, com diversas figuras criativas no primeiro plano.

Criatividade sem limites! A imaginação das crianças ganha vida através da arte e das cores, transformando ideias em pequenas esculturas cheias de personalidade. Foto/Reprodução: pixabay/Victoria

Dica importante: 

É essencial que a massinha seja feita com tintas naturais, já que muitas crianças têm o hábito de colocar a massinha na boca. Você pode usar diversos alimentos e bebidas para colorir a massinha: colorau, cacau em pó, cúrcura ou açafrão, água do cozimento da beterraba, um pouco de café passado, chá de hibisco, sucos de cenoura, espinafre ou repolho roxo. Também é possível usar suco em pó ou corante alimentício comprados no mercado.

Para fazer a massinha você vai precisar de:

  • Tintas naturais, suco em pó ou corante alimentício
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de amido de milho 
  • Água o suficiente
Modo de preparo: 

Junte tudo em uma bacia e mexa com as mãos mesmo, até ficar com a consistência de massinha. Vá colocando água aos poucos (que também pode ser substituída pelo suco, chá ou café). Assista o vídeo para mais dicas! 

5. Piquenique no quintal, no jardim ou na sala de casa

É muito divertido fazer um piquenique, e pode ser em casa mesmo! Só é preciso ter um espacinho no quintal ou na sala de estar, e usar a criatividade! Para fazer um piquenique, é preciso ter uma toalha e usar a imaginação para decorar o local. Você pode trazer várias plantas da casa e colocar ao redor da toalha, para ficar ainda mais bonito e agradável, e garantir um pedacinho de natureza para o seu piquenique. Uma outra ideia bacana é pedir para as crianças convidarem/trazerem seus brinquedos favoritos.  

E o que não pode faltar em um piquenique é a comida, e não existe uma comida específica, você pode usar o que tiver em casa mesmo, além de solicitar ajuda dos pequenos para sugerir alimentos e preparar a comida, envolvendo-as na atividade. 

Uma dica é combinar com amigos uma data e um horário, convidá-los para uma videochamada  no celular. Assim todos participam do piquenique, cada um na sua casa!

Família reunida ao ar livre fazendo um piquenique em um parque. Uma cesta de vime cheia de frutas e alimentos está no gramado, enquanto os pais interagem com as crianças, criando um momento de conexão e diversão na natureza.

Piqueniques são pequenos gestos que criam grandes memórias. Aproveitar a natureza, rir, compartilhar e viver momentos ao ar livre fortalecem nossos laços e nos conectam ao que realmente importa! Foto/Reprodução: pexels/Kampus Production

Quer mais ideias de brincadeiras para fazer junto com seus filhos durante a quarentena? Conheça o site Tempo Junto, que fala especificamente de atividades para pais e crianças! 

Esperamos que nossas ideias possam ajudar você e sua família a criarem momentos inesquecíveis e fortalecerem os vínculos durante a quarentena! 

Leia também: