12 passeios imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu
Publicado por parquedasaves em 12/08/2020
Atualizado em 7 de fevereiro de 2025
Tempo de leitura: 9 minutos
Você está planejando a sua viagem de turismo e quer saber o que fazer em Foz do Iguaçu? Então, que tal ficar sabendo quais atrativos vale a pena visitar na terra das Cataratas? Conheça nossa lista de passeios imperdíveis na região! Dessa forma, você vai conseguir se programar… e ter uma experiência ainda mais incrível aqui em Foz!
O Parque das Aves é uma verdadeira imersão na Mata Atlântica! Então, conforme você passa por 5 viveiros de imersão, fica muito próximo das aves e da mata… vivenciando uma conexão incrível com a natureza!
No Parque das Aves, você pode interagir com espécies da Mata Atlântica em 6 viveiros de imersão, sempre com segurança para você e para as aves.
Além da visita tradicional, o Parque também oferece uma experiência chamada Conecta, que é uma visita pelos bastidores do Parque, guiada por um educador, que oferece experiências de observação e de alimentação de aves, com acesso a viveiros e trilhas exclusivas.
A experiência Conecta inclui também uma conversa com um integrante da equipe técnica do Parque das Aves, além de um delicioso coffee break com plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) para degustar os sabores da floresta. Diferente de tudo que você já viveu, os agendamentos para a visita Conecta estão sempre lotados!
Clique aqui para ver fotos e mais detalhes desses passeios inesquecíveis.
O Complexo Gastrônico também é diferenciado, não apenas por ficar em meio à mata, mas pela grande variedade de pratos únicos – muitos dos quais são preparados com as PANCs e vegetais da própria horta do Parque. É sério – você precisa ver as fotos dos pratos e conhecer o cardápio do restaurante!
O Restaurante Sabores da Floresta, localizado dentro do Parque das Aves, é uma ótima opção para fazer um lanche ou refeição.
Ah! Não deixe de trazer seu passaporte para carimbar com um desenho exclusivo de uma ave da Mata Atlântica, como macuco, mutum-de-alagoas ou jacutinga.
As Cataratas do Iguaçu são um dos destinos mais famosos do mundo! Consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo e um Patrimônio Natural da Humanidade, elas estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Inclusive, esse é um dos remanescentes mais importantes de Mata Atlântica do país, que abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos! Para saber mais sobre a visita clique aqui.
As maravilhosas Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, que ficam em frente ao Parque das Aves. Foto/Reprodução: pixabay/Werner Sidler
Quando vier visitar o Parque Nacional do Iguaçu, repare nos desenhos dos ônibus elétricos que levam os turistas pelo passeio! Cada um deles possui uma imagem de um animal nativo, que já foi observado dentro dessa unidade de conservação. Bacana, né?
É ou não é emocionante visitar a maior usina mundial em produção de energia renovável? Então, aproveite a Visita Panorâmica da Itaipu, na qual você tem uma visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem. Ainda hoje, a construção é considerada uma das maiores obras já feitas pelo homem! Para saber mais sobre a visita clique aqui.
Construída entre 1975 e 1982 pelos governos do Brasil e do Paraguai, a Itaipu Binacional ainda é considerada uma das maiores obras de engenharia já feitas pelo homem. Foto/Reprodução: pixabay/Germano Junior
Você quer um contato com a fauna e flora locais? Então, vale visitar a unidade de proteção Refúgio Biológico Bela Vista! Criada durante a construção da Usina de Itaipu para proteger as espécies nativas, ela abriga diversos animais e plantas típicos da região do Iguaçu! Para saber mais sobre a visita clique aqui.
O Refúgio Ecológico de Itaipu é responsável pelo programa de reintrodução da harpia, uma das aves de rapina mais ameaçadas do Brasil, em seu ambiente natural.
Então, ao visitar o local, você poderá observar muitos desses animais, nascidos para compor essa população que, futuramente, pode ser reintroduzida na Mata Atlântica. De fato, em 2020, o Refúgio Ecológico de Itaipu comemorou o nascimento do 50º filhote de harpia sob seus cuidados.
Inclusive, essa é a única instituição do mundo que possui duas gerações desses animais (ou seja, filhotes de animais já nascidos sob cuidados humanos). Um trabalho muito lindo e que merece a sua visita, né?
Harpia, uma ave majestosa da Mata Atlântica que você consegue observar tanto no Refúgio Ecológico de Itaipu como no Parque das Aves.
Para conhecer a história da construção da Usina de Itaipu, assim como revisitar a história da região de Foz do Iguaçu, visite o Ecomuseu.
Inaugurado em 1987, o Ecomuseu foi o primeiro museu da América do Sul voltado ao meio ambiente. Então, seu acervo reúne elementos de arqueologia, flora e fauna (em especial da região oeste do Paraná). Além disso, o museu conta a história da região onde foi construída a usina de Itaipu, inclusive com uma maquete que demonstra como eram as obras durante a construção da barragem. Para saber mais sobre a visita clique aqui.
No Ecomuseu, há uma sala especial onde você pode conhecer a conexão entre Santos Dumont, considerado por muitos o inventor do avião, e as Cataratas do Iguaçu. Spoiler: Dumont mudou a história de Foz do Iguaçu para sempre!
Esse passeio faz jus ao nome: um show de músicas trinacionais, iluminação da barragem, fogos de artifícios e projeção mapeada! Imperdível, certo? Para saber mais sobre a visita clique aqui.
O Marco das Três Fronteiras possui uma energia especial de diversos povos, nações e culturas. Lá, você consegue ver os três países ao mesmo tempo! Realmente, um momento incrível. Para saber mais sobre a visita clique aqui.
O Marco das Três Fronteiras fica ainda mais bonito na hora do pôr-do-sol! Por isso, quando for fazer sua visita, procure na internet o horário em que o grande astro irá descansar… e aproveite para fazer fotos maravilhosas! Ah, podemos provar a validade da nossa recomendação:
O pôr do sol no Marco das Três Fronteiras é um espetáculo à parte. Um lugar que tem uma história, cultura e uma vista deslumbrante para os encontros do Brasil, Argentina e Paraguai. Foto/Reprodução: Visit Iguassu/Marcos Labanca
O complexo Dreams Park Show é um espaço que oferece diversos passeios divertidos, como o Bar de Gelo, o Parque dos Dinossauros e o Museu de Cera. Inclusive, é uma ótima opção para visitas com crianças! A compra dos ingressos pode ser feita diretamente na bilheteria ou no site da instituição. Verifique as diversas opções no site! Os valores variam de acordo com a opção de passeio que você escolher.
O Dreamland Museu de Cera em Foz do Iguaçu é um dos atrativos imperdíveis para quem visita a cidade. Um universo de personagens e figuras icônicas espera por você. Foto: Visit Iguassu
O Macuco Safari é incrível para quem gosta de aventuras!
Afinal, os passeios de cachoeirismo e rafting embaixo da queda d’água das Cataratas do Iguaçu garantem a emoção! Além disso, o Macuco Safari também possui certificação ISO 21101 (Segurança) e ISO 14001 (Meio Ambiente). Um sucesso de passeio seguro e sustentável na terra das Cataratas, né? Compre o seu ingresso diretamente pelo site e agende um horário!
Aventure-se no Macuco Safari e sinta a energia das Cataratas do Iguaçu de perto. Uma experiência inesquecível em meio à natureza exuberante. Foto: Visit Iguassu
Antes ou depois do seu passeio no Macuco Safari, passe no Parque das Aves, que fica logo em frente do Parque Nacional do Iguaçu, para conhecer o macuco de verdade! Afinal, é essa ave da Mata Atlântica do Paraná que dá nome à empresa de turismo.
Tão emocionante quanto passar por baixo das quedas das Cataratas do Iguaçu… é vê-las de cima! Então, esse é o momento de procurar o passeio de helicóptero da Helisul, que desde 1972 realiza voos panorâmicos na cidade. Compre seu ingresso diretamente pelo site da instituição.
Uma perspectiva única das Cataratas do Iguaçu. O sobrevôo de helicóptero revela a grandiosidade desse patrimônio natural de um jeito inesquecível. Foto/Reprodução: Visit Iguassu/Sérgio Mendonça Júnior
Foz do Iguaçu é cheia de aventuras na natureza… e o Aguaray Eco Esportes é uma dessas opções!
De fato, a empresa oferece trilhas ecológicas, passeios em cachoeiras, kayak, stand up paddle… e muito mais! Veja mais informações clicando aqui.
Criada pela comunidade islâmica de Foz do Iguaçu em 1981, a mesquita de Foz do Iguaçu foi oficialmente inaugurada em 1983.
Seu nome homenageia um homem considerado importante para a história muçulmana, Omar Ibn Al-Khatab. Além de ser um templo suntuoso rodeado de minaretes (torres), seu interior guarda uma incrível beleza, pois é ornamentado com arabescos – figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. Saiba mais no site da instituição.
Bem ao lado da mesquita, há uma excelente doceria árabe chamada Albayan. Muito bonito, o lugar oferece um cheiroso café com cardamomo… e uma impressionante variedade de doces árabes típicos! Por isso, não deixe de fazer uma pausa na doceria antes ou após visitar a mesquita. (Ainda não se convenceu? Então, veja fotos dos doces.)
Este é um passeio perfeito para descansar, relaxar… e conhecer um pouco sobre budismo!
O Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996. No local, além do templo, há mais de 120 estátuas, cada uma com um significado diferente. Um dos destaques é uma estátua de Buda de 7 metros de altura!
É muito fácil chegar à Argentina estando em Foz do Iguaçu. Então, que tal aproveitar para transformar sua vinda à cidade… em uma viagem internacional?
Afinal, diversas empresas de ônibus possuem linhas que passam pelas principais avenidas de Foz do Iguaçu, levando turistas direto para a cidade de Puerto Iguazú. Chegando lá, você pode jantar em um restaurante local ou comprar comidas típicas deliciosas, como empanadas, alfajor, doce de leite, conservas e azeitonas de todos os tipos, na famosa Feirinha. Além disso… que oportunidade de praticar um pouco do seu espanhol, não?
Ainda na cidade de Puerto Iguazú, é possível acessar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino e observar essa maravilha da natureza de outro ângulo – de cima! Ali, você também pode explorar diversas trilhas ecológicas e passeios exclusivos, tão incríveis quanto os oferecidos no lado brasileiro.
Em dias revelados, você pode até levar de lembrança uma foto incrível de um arco-íris sobre as cataratas!
Assim como é fácil visitar a Argentina estando em Foz do Iguaçu, você também pode aproveitar para fazer compras em Ciudad del Este! Para isso, basta atravessar a Ponte da Amizade e explorar as inúmeras lojas e shoppings da região.
Seja para buscar eletrônicos, perfumes, roupas ou itens de decoração, a cidade oferece uma grande variedade de produtos e preços atrativos. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cultura paraguaia e experimentar algumas delícias locais, como a chipa e a sopa paraguaia!
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.