10 fatos incríveis sobre ovos de aves

Publicado por parquedasaves em 03/04/2019

Atualizado em 4 de março de 2025

Tempo de leitura: 4 minutos

Os ovos são muito importantes na natureza: servem de alimento para muitos animais, inclusive os humanos, e permitem a reprodução de insetos, peixes, anfíbios, répteis e aves. Na postagem de hoje, iremos contar 10 fatos muito interessantes sobre os ovos de aves que talvez sejam novidade para você!

1. Ovos podem ser encontrados em diversas formas, desde perfeitamente redondos, esféricos e até pontudos, em formato de pêra, que geralmente é encontrado em ovos colocados no chão, já que não podem rolar.

Ovos de diferentes tons de marrom e bege organizados em fila sobre uma superfície de madeira, acompanhados por plumas e ramos decorativos.

Cada ovo carrega a promessa de uma nova vida. A reprodução das aves é essencial para a conservação das espécies! Foto/Reprodução: pixabay/Inn

2. As cores dos ovos podem variar de branco puro a tons de azul, verde, cinza, bege, marrom, vermelho e laranja. Ovos aparentemente brancos podem ser coloridos quando observamos usando luz ultravioleta, que é como muitas aves enxergam!

Macuco (Tinamus solitarius) no ninho, entre folhas secas, cuidando de seus ovos azul-turquesa na Mata Atlântica.

Os ovos do macuco (Tinamus solitarius) possuem uma coloração azul-turquesa intensa, um dos mais vibrantes da Mata Atlântica.

3. Ovos colocados em ninhos fechados com frequência são brancos, mas ovos que são depositados em áreas abertas e no chão possuem disfarces para se camuflarem, com tons de preto, marrom, vermelho e roxo, além de muitas manchas de vários tamanhos.

4. Os maiores ovos entre as aves são os ovos de avestruz: em média, pesam 1 quilo e 300 gramas. O ovo de avestruz mais pesado do mundo chegou a pesar 2 quilos e 265 gramas! Isso é o equivalente de mais de doze ovos de galinha combinados.

Ovo de avestruz ao lado de penas e varetas, com destaque para o seu tamanho impressionante em relação a outros ovos.

O ovo de avestruz é o maior entre as aves, com uma casca resistente. Seu tamanho é equivalente a aproximadamente 24 ovos de galinha! Foto/Reprodução: pixabay/Lynn Greyling

5. Já os menores ovos que existem são os ovos de beija-flores. Na espécie Mellisuga helenae, comumente conhecida como o beija-flor de helena, os ovos têm menos de 1 centímetro de comprimento e pesam menos de 1 grama!

Pequeno ninho de beija-flor feito com fibras naturais e camuflado em um galho, contendo dois ovos brancos e ovais.

O ninho do beija-flor é uma verdadeira obra-prima da natureza! Pequeno e delicado, abriga ovos minúsculos que garantem a continuidade dessa espécie fascinante.

6. A casa dos ovos contém poros que são muito importantes para a sobrevivência do embrião, já que permitem que o oxigênio entre e o gás carbônico saia.

7. Riquíssimos em proteínas, vitaminas e minerais, os ovos servem de alimento para muitos animais, como ratos, lagartos, raposas, felinos, gambás, serpentes, urubus, gralhas, corvos, tucanos e aves de rapina.

8. O período de incubação de ovos de aves pode variar de 10 dias, em pequenos passarinhos, a 67 dias, em pinguins. O clima e a temperatura do local tem um papel muito importante para definir quanto tempo um ovo demora para ser incubado.

Ninho feito de graves contendo quatro ovos de ave, sendo um deles parcialmente eclodido, diminuindo o processo de incubação.

A incubação dos ovos é um momento crítico para muitas espécies de aves. Durante esse período, os pais mantêm a temperatura ideal até o eclosão, garantindo o desenvolvimento saudável dos filhotes.

9. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Bem, os ovos foram “inventados” antes das galinhas, pois dinossauros já colocavam ovos em ninhos muito antes delas existirem. Inclusive, haviam dinossauros, como os maiassauros, que se sentavam em seus ovos para aquecê-los, exatamente como as aves fazem. Já as aves evoluíram destes répteis antigos, então podemos afirmar que a galinha veio depois do ovo.

10. Em alguns países, os ovos são retirados ilegalmente dos ninhos, tanto para consumo quanto para a venda dos filhotes. Um caso famoso no Brasil foi o envio de mais de 20 ovos, de 9 espécies de aves, que foram enviados para a Europa, e acabaram nascendo no Jardim de Zoológico de Lisboa. Esta prática criminosa prejudica muito as aves, especialmente as que já se encontram em perigo de extinção. Por isso, é muito importante não adquirir ovos nem filhotes de animais provenientes do tráfico de animais.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: