10 aves que você pode ver em Foz do Iguaçu
Publicado por parquedasaves em 02/03/2020
Atualizado em 26 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 5 minutos
Assim como muitas cidades do Brasil, Foz do Iguaçu também faz parte da Mata Atlântica. E até mesmo no centro da cidade podemos avistar diversas aves se alimentando ou dormindo nas árvores espalhadas pelos espaços urbanos. Você também pode procurar pelas aves em sua cidade utilizando as nossas dicas de como você pode identificar aves! Enquanto isso, que tal conhecer algumas que podem ser encontradas na cidade que é casa das Cataratas do Iguaçu?
Podemos encontrar esse periquito no centro de Foz do Iguaçu, se alimentando dos frutos de palmeiras espalhadas pela cidade. Diferente da maioria das aves que constroem seus ninhos, esse periquito utiliza o oco das árvores para colocar os seus ovos e cuidar dos filhotes.
O taperuçu-velho ou andorinhão-velho tem um comportamento bem diferente: para evitar que seus ovos sejam atacados por predadores, eles vivem próximos às quedas d’água. Em Foz do Iguaçu, eles fazem seus ninhos atrás das quedas das Cataratas do Iguaçu. No entardecer, eles se lançam contra as quedas para ter acesso aos ninhos, em um lindo espetáculo da natureza.
O gaturamo-bandeira é conhecido por suas cores que lembram a bandeira brasileira, o que lhe dá o apelido de “bandeirinha”. Ele pode ser observado em algumas árvores comendo as frutinhas. Essa ave é pequena (mede cerca de 10 centímetros) e o macho apresenta cores únicas, que o diferencia da fêmea.
Em Foz do Iguaçu, podemos encontrar muitos papagaios no Gramadão da Vila A. Todos os dias ao pôr do sol, cerca de 400 papagaios utilizam as árvores desse local para dormirem, e é possível vê-los chegando em duplas ou trios. Assim como o periquito-de-encontro-amarelo, o papagaio-verdadeiro também utiliza o oco das árvores para botar os ovos e cuidar dos filhotes.
O guaxe é muito conhecido por conta dos seus ninhos coletivos, que são feitos pela fêmea com fibras vegetais, em formato de bolsa. Em Foz do Iguaçu, é muito comum observá-los durante a época reprodutiva na Avenida Paraná e no Parque Nacional do Iguaçu.
O saí-azul é uma ave que pode ser observada em bordas de florestas, sempre em pares ou pequenos grupos na busca por alimento. Essa espécie apresenta dimorfismo sexual, o que significa que macho e fêmea possuem colorações diferentes. As penas do saí-azul macho são azuis brilhantes e pretas na região da garganta; já as fêmeas possuem plumagem verde pelo corpo, enquanto cabeça e ombros são azuis.
O martim-pescador-verde é uma ave que chama muito a atenção por conta das suas cores e pelo seu bico, cujo formato inspirou a criação do trem-bala japonês. Uma curiosidade desta ave é que, para fazer seu ninho e colocar os seus ovos, macho e fêmea fazem buracos em barrancos ou próximos de riachos, e esses ninhos podem ter de 1 a 2 metros de profundidade!
O alma-de-gato é conhecido por suas longas penas na cauda e pelo seu canto que lembra o gemido de um gato. Além disso, ele também imita outras espécies de aves, como o bem-te-vi. Alimenta-se de insetos, inclusive de lagartas venenosas!
Próximo à mata, é muito comum ver bandos com vários indivíduos dessa ave em busca de alimento. Além das suas cores, o que chama muito a atenção são os sons que ela faz, imitando outras espécies de aves e até outros animais!
Os sovis são comuns em bordas de florestas e podem ser avistados em bandos, geralmente procurando alimento. Alimentam-se principalmente durante o voo, capturando formigas, cupins e outros insetos em revoada! Por isso, também é chamado de gavião-pega-formiga.
As aves que você viu nessa postagem são apenas alguns exemplos que podem ser encontrados em Foz do Iguaçu, mas a cidade conta com mais de 330 espécies registradas no WikiAves! Então, aventuras e descobertas é o que não irão faltar para você vivenciar em Foz.
Algumas dessas espécies você também pode encontrar no Parque das Aves, além de muitas outras!
Foto da capa: Adrian Braidotti/ INaturalist