Ameaçados da MA – Pararu-espelho (Paraclaravis geoffroyi)
Publicado por parquedasaves em 16/08/2019
Atualizado em 21 de novembro de 2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Essa é a pararu-espelho (Paraclaravis geoffroyi). Ela tem este nome por apresentar em suas asas manchas de brilho metálico que lembram “espelhos”, e é possível observar reflexos intensos quando ela bate as asas. Você está vendo somente sua ilustração, pois há anos não existem relatos dela ser avistada na natureza. A ave era pequena e cinza, mas muito importante para a Mata Atlântica. Infelizmente ela desapareceu das florestas do Iguaçu de maneira silenciosa e poucos repararam.
A Claravis foi o principal motivo do Parque das Aves ter se tornado um Centro de Conservação de Espécies da Mata Atlântica, pois assim como ela, outras 120 espécies e subespécies desse bioma correm um grande risco de desaparecerem. Por isso, trabalharemos fortemente para que nenhuma outra espécie desapareça. A ave se tornou um grande símbolo do nosso trabalho, e esse ícone que aparece na nova logomarca representa a Claravis.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.