A presença de Tucanos resulta em ambientes mais diversos
Publicado por parquedasaves em 13/12/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Em seu habitat natural, os tucanos desempenham um papel muito importante no desenvolvimento das florestas, atuando diretamente na dispersão de sementes e contribuindo para o florescimento de muitas árvores. Com seus bicos grandes, eles possuem a capacidade de disseminar sementes de frutos maiores, que não seriam consumidos por aves de bicos menores.
A presença dos tucanos também exerce impacto positivo na diversidade vegetal das florestas, pois diferentes espécies de tucanos dispersam sementes em locais também distintos, seja na borda de florestas ou no interior da mata, contribuindo para a variação de plantas. Além disso, durante seus longos voos, essas aves atravessam áreas mais abertas, caracterizadas pela escassez de árvores e, assim, propagam sementes em espaços degradados que necessitam de sombra para o florescimento de novas espécies.
A ausência dos tucanos resultaria em florestas menos diversas e, por consequência, menos propícias a abrigar uma variedade de espécies animais. Afinal, tudo está conectado na natureza e todas as espécies têm um papel fundamental na conservação do meio ambiente!
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.