12 fatos para conhecer melhor o Parque das Aves
Publicado por parquedasaves em 07/10/2021
Atualizado em 16 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 5 minutos
Descubra a história do Parque das Aves nessa lista de 12 fatos surpreendentes sobre a instituição. Veja nesse post do blog!
Para celebrar os 27 anos do Parque das Aves, reproduzimos aqui no blog um texto escrito pelo nosso amigo e parceiro Marcos Kidricki Iwamoto.
Ele publicou um post muito bacana em suas redes sociais, com 12 fatos para quem quer conhecer melhor o Parque das Aves. Então, venha conhecer essas curiosidades!
Na década de 70, a jovem Dra. Anna-Sophie mudou-se da Alemanha para Harare, a antiga Salisbury, no sudeste da África. Lá, foi trabalhar como veterinária de campo.
Na África, ela conheceu Dennis Croukamp, um inglês charmoso por quem se encantou, e tiveram uma vida cheia de aventuras. Anos depois, vieram as duas filhas: Anna-Luise e Carmel.
Ainda na África, os dois adotaram um papagaio-do-congo chamado Pumuckl. Foi assim que a admiração por aves começou. Em 1990, eles se mudam para uma Ilha no Reino Unido.
Por conta do amor pelos animais, um amigo sugeriu que abrissem um Parque nesse lugar mágico, chamado Foz do Iguaçu, onde haviam muitos rios, cachoeiras e matas intocadas.
A ideia foi o suficiente para escolherem a tríplice fronteira como destino de um sonho: abrigar animais resgatados ou em risco de extinção, além de promover a educação ambiental.
O início foi difícil: Anna e Dennis investiram todas as suas economias para construir um parque “feito à mão”, sem derrubar árvores. A grana era curta – mas, com o apoio de todos, eles seguiram voando!
O sonho se tornou realidade! Atualmente, o Parque das Aves é um ícone do turismo mundial e, em 27 anos, recebeu mais de 10 milhões de visitantes, além de ter sido agraciado com vários prêmios e certificados nacionais e internacionais.
Atualmente, o Parque das Aves abriga cerca de 1.500 animais de 130 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção e a maioria nativas da Mata Atlântica, que é o foco das ações de pesquisa e conservação do Parque.
Aliás, uma nova experiência está no ar: agora, é possível alimentar os periquitos no viveiro Cecropia, das 9h às 17h!
E, falando em experiências, você também pode assistir à alimentação das araras e dos papagaios.
Então, aproveite esse momento incrível, que acontece no Viveiro das Araras, sempre às 10h30, 14h e 15h30!
No Quiosque Tropicana, você pode encher sua garrafa de água, beber água de coco ou curtir um picolé de alguma fruta nativa da Mata Atlântica! Inclusive, o cardápio desse espaço é sensacional.
No Restaurante Sabores da Floresta, você pode aproveitar um delicioso lanche ou almoço, que pode ser acompanhado de um chopp! Aliás, aqui está mais um cardápio!
Gostou de conhecer esses 12 fatos sobre o Parque das Aves? Veja mais curiosidades aqui!
Em em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, não deixe de visitar o Parque das Aves e testemunhar esses e outros fatos ao vivo! Estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui.