6 Destinos de Ecoturismo Incríveis para Conhecer no Sul do Brasil
Publicado por parquedasaves em 02/03/2020
Atualizado em 3 de março de 2025
Tempo de leitura: 5 minutos
Registre a grandiosidade e a beleza das Cataratas do Iguaçu. Foto/Reprodução: Unsplash/Daniel Strohbach
O Sul do país é recheado de destinos de ecoturismo. Já que é nessa região onde estão localizados atrativos de natureza visitados por turistas do mundo todo que se destacam por sua beleza natural, preservação ambiental e atividades reenergizantes.
Por isso, neste post, reunimos 6 destinos de ecoturismo na Região Sul do país para você explorar e se apaixonar ainda mais pelo nosso Brasil na sua próxima viagem. Confira!
A Ilha do Mel é um verdadeiro paraíso dos amantes de ecoturismo. Ela está localizada no município de Paranaguá, no estado do Paraná, e atrai pessoas de todas as idades que buscam uma conexão única com a natureza e a Mata Atlântica.
As belas praias são um deleite para os olhos e proporcionam uma imersão total na natureza. Por outro lado, muitos pontos dentro da ilha são locais de preservação e, para evitar a degradação, é proibida a utilização de veículos automotores e o número de visitantes é limitado.
Então, é um local que vale muito a pena planejar um roteiro para esse destino de ecoturismo e incluir os pontos da ilha abertos à visitação. No entanto, o acesso só é feito por barco, e existem 4 pequenas vilas que podem ser visitadas por trilhas:
Capture a beleza do pôr do sol na Ilha do Mel. Foto/Reprodução: Unsplash/Thay Pellerin
Foz do Iguaçu, com certeza, é um daqueles locais que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida. Além das belíssimas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, existem outras opções do que fazer em Foz do Iguaçu que atraem turistas de todas as partes.
Um desses atrativos é o Parque de Aves, o maior parque de aves da América Latina, que oferece uma experiência inesquecível para os amantes de ecoturismo.
Além de conhecer as aves da Mata Atlântica e desfrutar de um espaço cercado de natureza, o Parque também é uma importante unidade de conservação que abriga cerca de 1.400 animais, de 150 espécies diferentes, a maioria resgatada do tráfico e de maus-tratos.
Com toda certeza, você vai ficar maravilhado e conhecer de perto todo trabalho desenvolvido por lá e verá muitas cores a cada passo que der na trilha. São tucanos, araras, borboletas, bem como muitas outras espécies que encantam mais 900 mil visitantes todos os anos.
Tire fotos nos viveiros de imersão e fique pertinho das aves.
A Serra do Rio do Rastro é uma das mais lindas rodovias do mundo e fica próxima de atrações incríveis. O destino de ecoturismo na serra catarinense possui várias opções para quem gosta de estar bem perto da natureza.
A abundância do verde da Mata Atlântica é o que mais chama a atenção, além, é claro, de lindos cânions, cachoeiras e grutas, um prato cheio para os aventureiros. Ela está localizada entre os municípios de Bom Jardim e Lauro Muller e possui 256 curvas.
Durante os 35 quilômetros é possível contemplar uma paisagem exuberante, cercada por paredões rochosos. Por isso, lá não faltam opções do que fazer: você pode visitar cânions, fazer muitas trilhas, pedalar e encontrar quedas d’água lindíssimas.
Inegavelmente a paisagem e as fotos serão de tirar o fôlego.
Explore os deslumbrantes cânions da Serra do Rio Rastro e registre momentos inesquecíveis em meio à natureza exuberante! Foto/Reprodução: Unsplash/Bianca Monteiro
A cidade abriga cânions famosos do Brasil.
Dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra está o cânion de Itaimbezinho, com paredões de 720 metros de altura e 6 quilômetros de extensão, coberto por araucárias, árvore típica da Mata Atlântica do Sul do Brasil.
Outro cânion lindo por lá é o Fortaleza, com uma vista de tirar o fôlego! Dentro do parque é possível fazer trilhas e ver de perto cascatas, molhar os pés na água e se impressionar com as belezas e as vastas paisagens.
Em resumo, o maior cânion da América Latina é um paraíso do ecoturismo na Serra Gaúcha que vale a pena visitar.
Explore o majestoso Cânion Itaimbezinho e registre cada momento dessa aventura inesquecível! Foto/Reprodução: Unsplash/Flavio Campos
Esse destino de ecoturismo é conhecido por suas belezas naturais. Uma vez que é cheia de cânions, serras, cachoeiras e muitos outros passeios, quem gosta de se aventurar pode colocar a cidade no roteiro sem medo.
Além disso, o local também é um bom destino para quem quer descansar em um ambiente interiorano. Alguns locais que você precisa conhecer dentro da cidade são: Cachoeira do Avencal, Serra do Corvo Branco, Morro da Igreja, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Sítio Arqueológico.
Se você é apaixonado pelo frio, então pode preparar o casaco, pois o destino é um dos mais gelados do país, e o que não faltam são opções gastronômicas deliciosas, tudo acompanhado de paisagens exuberantes.
Aventuras e paisagens de tirar o fôlego no Morro da Igreja. Capture momentos inesquecíveis! Foto/Reprodução: Unsplash/Greice Batista
Próximos um do outro, esses dois destinos são queridinhos pelos turistas. Gramado é uma cidade com arquitetura e costumes muito particulares, além do friozinho que conquista os turistas.
Além disso, também existem opções gastronômicas e de lazer incríveis para conhecer a cultura local, mas o destaque do ecoturismo está na cidade vizinha, Canela. Lá está localizado o Parque do Caracol, uma opção de contato com a natureza que possui uma beleza única.
A unidade de conservação possui 25 hectares e uma cascata de 131 metros de altura que deixa qualquer um admirado. Sem dúvida você vai amar esse lugar, já que poderá fazer trilhas e ver a cascata mais de perto em bondinhos aéreos, ter contato com a fauna e flora local, e muito mais.
Cachoeira Carol, Canela – RS. Foto/Reprodução: Pixabay/WikiImagens
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.