9 árvores que atraem aves para você plantar em casa
Publicado por parquedasaves em 10/02/2020
Atualizado em 2 de dezembro de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos
Se você ama aves e quer receber a visita delas na sua casa, veja nossa lista de árvores que atraem aves para você plantar!
Todos que visitam o Parque das Aves sabem que aqui o contato com a natureza é surpreendente!
Como a trilha por onde o visitante passa está em meio à Mata Atlântica, bioma que cuidamos e protegemos, pode ser que você veja diversas espécies de aves, mamíferos e répteis que vivem na floresta e aparecem de surpresa!
Um dos motivos para os animais se sentirem tão em casa aqui é a quantidade de árvores frutíferas que plantamos em nossa propriedade.
Então, se você ama aves tanto quanto a gente, e quer receber a visita delas com mais frequência… recomendamos plantar árvores frutíferas em sua casa!
Por isso, para te ajudar a escolher a sua árvore, montamos uma lista muito especial! Qual delas terá um lugar no seu jardim, quintal ou varanda, heim?
A paineira é uma árvore que existe em praticamente todo o Brasil.
Geralmente, suas lindas flores são polinizadas por borboletas, beija-flores e morcegos.
Então, se houver uma paineira por perto, pare para reparar na grande quantidade de borboletas que voam próximas às flores… é realmente maravilhoso!
O hibisco-colibri, também chamado de malvavisco, é um lindo arbusto que pode alcançar até 4 metros de altura. Então, é muito utilizado como cerca!
Por isso, é comum vê-lo em jardins, cercado de beija-flores, que também são conhecidos como colibris, que dão o nome à planta!
A goiabeira é uma árvore que está na memória de muitos brasileiros – principalmente por causa do personagem Chico Bento.
Quando ela frutifica, entre dezembro e março, se torna uma das árvores que atraem aves de vários tipos e tamanhos!
Além disso, pode ser utilizada para fazer sucos, doces, caldas e, claro, muita goiabada!
A pitangueira está presente em praticamente todos os biomas brasileiros!
Seu nome, de origem indígena, significa “vermelho rubro” – a cor de seus frutos!
Inclusive, esses frutos são adorados por diversas aves, como jacus, caturritas, bem-ti-vis, sabiás, cardeais, guaxes, saíras e sanhaçus.
Aliás, a pitanga também é ingrediente de vários cosméticos, geleias, sorvetes, licores e sucos. Então, agrada tanto aves como pessoas!
Os frutos da canjerana são muito nutritivos e chamam a atenção da bicharada. De fato, essa é uma das árvores que atraem aves com maior facilidade de dispersão!
Por isso, acaba sendo muito usada para reflorestamento e restauração ambiental. Bacana, né?
Popularmente conhecida por diversos nomes, a tucaneira também recebe o nome de “pau-viola”, “tarumã”, “pombeiro”, “baga-de-tucano” e “jacareúba”.
Por ser uma árvore pioneira, que se desenvolve rapidamente onde ainda não há outras árvores, a tucaneira é muito importante para o reflorestamento.
Afinal, conforme ela cresce, forma sombra para que outras espécies de árvores menos resistentes ao sol possam se desenvolver. Então, a floresta vai se formando, pouco a pouco!
Além disso, abelhas e outros polinizadores amam visitar as flores da tucaneira. Por isso, ter uma tucaneira em casa ajuda a proteger os insetos também!
Periquitos, tuins e saíras são algumas aves que adoram a jabuticaba! Além disso, é possível avistar macacos e outros mamíferos nessa árvore.
Deliciosos, esses frutinhos roxos também fazem sucesso entre humanos! De fato, são consumidos direto do caule, ou na forma de sucos, compotas e licores.
Além disso, são super saudáveis e ricos em substâncias antioxidantes, que protegem as nossas células.
O nome da “uvaia”, que deriva do tupi, significa “fruto azedo”. Porém, independente disso, esse fruto é muito amado por aves como sanhaços, sabiás, saíras, tuins, papagaios e periquitos!
Inclusive, essa espécie está muito presente em projetos de reflorestamento: como a uvaia atrai diversos animais, que trazem sementes de outras árvores em seu sistema digestivo, ela ajuda a espalhar vida na floresta!
Além disso, você também pode usar a polpa da uvaia, que tem 4 vezes mais vitamina C do que uma laranja, em geléias, sucos, cervejas, sorvetes e iogurtes.
Como o próprio nome diz, macacos de diversas espécies (principalmente bugios) apreciam os frutos da laranja-de-macaco.
Assim, ela se tornam uma escolha perfeita para a recuperação de áreas degradadas. Afinal, os animais que se alimentam dos frutos dessa espécie espalham suas sementes, fazendo com que novas plantas cresçam!
Além disso, alguns estudos já indicam que a planta poderia ser usada para o desenvolvimento de produtos medicinais.
Antes de plantar as árvores no seu jardim, quintal ou varanda, é muito importante pesquisar em qual região cada espécie cresce e se desenvolve melhor.
Afinal, a Mata Atlântica é tão grande e sua flora é tão diversa que a distribuição de cada árvore pode variar muito ao longo do Brasil!
Além disso, as aves tendem a consumir mais daqueles frutos que já conhecem – como os que são nativos, claro!
Inclusive, alguns hortos municipais distribuem gratuitamente mudas nativas de cada localidade. No entanto, quando não houver essa opção, é fácil comprá-las em lojas físicas de jardinagem, viveiros de mudas e via internet.
Você ama aves… mas não tem espaço para plantar árvores?
Então, faça uma doação para organizações que restauram a Mata Atlântica, como Apremavi, A Copaíba, Iniciativa Verde e SOS Mata Atlântica!
Inclusive, algumas dessas instituições defendem as áreas de floresta mais antigas. Afinal, plantar mais árvores é extremamente necessário e as aves adoram, mas… árvores novas não substituem os serviços ambientais prestados por florestas maduras. Por isso, cuide muito bem da floresta que já existe, heim?
Aliás, para descobrir se a sua cidade está em área de Mata Atlântica, clique aqui e digite o nome do seu município!
Em em sua próxima visita a Foz do Iguaçu, que tal visitar o Parque das Aves e conhecer as aves da Mata Atlântica bem de pertinho? Inclusive, estamos em frente às Cataratas do Iguaçu. Veja mais detalhes sobre a visita aqui!
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.