Guia Cataratas do Iguaçu: Tudo o que Você Precisa Saber sobre o Parque Nacional

Publicado por parquedasaves em 08/11/2019

Atualizado em 11 de dezembro de 2024

Tempo de leitura: 5 minutos

As Cataratas do Iguaçu são um dos destinos mais famosos do mundo e indispensáveis para os turistas que amam estar em contato com a natureza. Elas ficam localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu e foram eleitas uma das Novas 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Foto/Reprodução: Pixabay/Douglas Fernandes Gois Dfgois

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu

Criado em 1939, o Parque é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ele abriga uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica no Brasil. Com 1.700 km², o Parque Nacional do Iguaçu é rico em biodiversidade, abrigando espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo e muitas outras espécies da fauna e flora brasileiras. 

Com toda essa variedade biológica somada à beleza das quedas d’água, o Parque foi a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986 pela UNESCO.

Como visitar as Cataratas do Iguaçu

A trilha das Cataratas é o passeio mais tradicional do Parque. Com 1, 2 km de extensão em meio à mata, ela oferece uma visão panorâmica das quedas das Cataratas do Iguaçu.

O trajeto é composto por passarelas, degraus e trechos planos, e pode ser percorrido em cerca de 1h30. No percurso existem mirantes para contemplação que permitem uma visão mais próxima da paisagem. Durante o caminho é possível avistar algumas espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica, como quatis, gralhas e bromélias.

O Espaço Naipi dá acesso ao elevador e a passarela da Garganta do Diabo – a principal queda das Cataratas do Iguaçu. E, ao final da trilha, há a Estação Porto Canoas, que possui central de serviços, ambulatório, praça de alimentação e restaurante.

Passarela nas Cataratas do Iguaçu

Passarela bem próxima a Garganta do Diabo. Foto/Reprodução: Pixabay/omegaprice

Garganta do Diabo

Com o maior fluxo de água entre as 275 quedas e mais de 80 metros de altura, a Garganta do Diabo é a mais impressionante de todas as quedas. Ela tem forma de “U”, 150 metros de largura e fica exatamente na divisa entre Brasil e Argentina. Por conta da sua força, a Garganta do Diabo encanta a todos que se aproximam para vê-la, com uma vazão de mais de 1 milhão de litros de água por segundo.

Outros atrativos

O Parque Nacional do Iguaçu não se resume somente às Cataratas: dentro do Parque existem diversas atrações:

Passeio de barco

Passeio de barco próximo às Cataratas do Iguaçu. Foto/Reprodução: Pixabay/falco

Macuco Safari

É um passeio de barco que sobe pelo leito do Rio Iguaçu chegando bem próximo às Cataratas. Tão próximo que todos os que estão no barco tomam um verdadeiro banho nas quedas! É perfeito para renovar as energias!

O passeio é dividido em três partes, sendo a primeira em uma carretinha elétrica que desce cerca de 2 km em meio à mata, seguida de uma caminhada opcional de 600 metros até o local de embarque, onde se inicia a última parte: o passeio de barco. 

Os barcos possuem capacidade para 25 pessoas e saem a cada 15 minutos, e o passeio tem duração total de 2h a 2h30.

Cachoeirismo

Este passeio se inicia da mesma forma que o Macuco Safari (porém não inclui o passeio de barco): trajeto de 2 km em meio à mata feito em uma carretinha elétrica até a estação de caminhada. 

No meio da caminhada há o Salto Macuco, uma cachoeira de 20 metros de altura que brota entre rochas milenares. O cachoeirismo é feito em uma descida de rapel pelas rochas que ficam ao lado do salto. 

Rafting + Macuco nas Cataratas do Iguaçu

O rafting também começa na mesma estação do Macuco Safari, e logo após o passeio de barco e o banho nas quedas d’água, o visitante desembarca no cais do rafting, onde receberá equipamentos e um treinamento dado por instrutores antes de iniciar a atividade. 

Após o treinamento, o visitante desce com o bote pelas emocionantes corredeiras do Rio Iguaçu até chegar a um trecho de águas calmas, com a possibilidade de um mergulho.

O ParNa Iguaçu conta com muito outros passeios interessantes. Saiba mais para os passeios do Parque Nacional do Iguaçu aqui e para o Macuco aqui.

Transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçu

O Parque possui paradas nos principais passeios e ônibus próprios que circulam no atrativo o tempo todo.

Os turistas podem tomar os ônibus quantas vezes quiserem para se locomoverem no Parque, pois o transporte está incluso no valor do ingresso.

O que levar para as Cataratas do Iguaçu?

Além de itens básicos, como:

• Protetor solar
• Repelente
• Água
• Calçados e roupas confortáveis

Recomendamos também levar uma muda de roupa extra, capa de chuva e capinha para celular/câmera para garantir que seus pertences não se molhem durante os passeios.

Horário de Funcionamento

O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias do ano, das 9h às 16h. Os ingressos para os passeios podem adquiridos na bilheteria do Parque ou no site ofical.

Visitando as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves no mesmo dia

Visitante tirando foto no Viveiro das Araras.

Visitante tirando foto no Viveiro das Araras.

O Parque das Aves, um Centro de Conservação de Aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, fica a 350m de distância do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, sendo possível ir a pé de um ao outro e visitar os dois atrativos no mesmo dia. 

Nossa sugestão para aproveitar melhor o tempo é iniciar o dia visitando o Parque das Aves. O atrativo abre às 8h30 e você consegue entrar no Parque até às 16h30.

A caminhada e as trilhas de acesso aos viveiros levam de 1 a 2 horas para serem visitadas com calma. Depois disso, almoçar no Complexo Gastronômico e em seguida o visitante pode seguir para o Parque Nacional do Iguaçu e aproveitar o restante do dia por lá.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: