Diário da Mata Atlântica – Mais de 100 milhões de brasileiros são beneficiados com as águas que nascem nesse bioma

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Já mostramos aqui muitas riquezas que a Mata Atlântica abriga, e os seus rios, lagos e nascentes não ficam fora disso. As águas que nascem do bioma beneficiam mais de 100 milhões de brasileiros, abrangendo grandes rios como o Paraná, Tietê, São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e o Ribeira de Iguape.

Além disso, de acordo com um estudo divulgado em 2003, observou-se que uma grande parte das maiores cidades do mundo necessitam das unidades de conservação para seu abastecimento de água. Dentre essas cidades, cinco são da Mata Atlântica: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Apesar de abundante, é importante pensar que toda essa água não é infinita, e que vários desses rios estão perdendo o seu tamanho e quantidade original. Por isso, devemos utilizar a água de forma consciente e ajudar na conservação da Mata Atlântica.

Você mora próximo aos rios da Mata Atlântica? Conta pra gente aqui nos comentários 

Fonte: apremavi.org.br/mata-atlantica/agua

Arara-canindé de penas azuis e amarelas bebendo água em uma poça, com seu reflexo visível na superfície.

A arara-canindé nos encanta com seus núcleos vibrantes e sua importância na biodiversidade. Foto/Reprodução: Vinícius Rodrigues (@viniciusmbr)

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: