Símbolos da Mata Atlântica – Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)

Publicado por parquedasaves em 16/08/2019

Atualizado em 22 de novembro de 2024

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na série “Símbolos da Mata Atlântica” deste mês trazemos a ave-símbolo do estado do Rio de Janeiro, o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

Como a maior parte dos tucanos, ele também se alimenta de frutos, cupins, aranhas, ovos, filhotes de outras aves, anfíbios e morcegos, e gosta de beber a água armazenada no interior de bromélias.

Seu bico é extremamente leve, pois é feito de um tecido poroso e esponjoso, mas que não o impede de ser usado para quebrar a casca de frutos.

Tucano-de-bico-preto em um galho, exibindo suas cores vibrantes: peito amarelo, penas pretas e detalhes vermelhos na cauda. Seu longo bico preto é o destaque.

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus). Fonte/Reprodução: iNaturalist/Luciano Bernardes

Comum na copa de florestas úmidas, tanto em seu interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Como os demais tucanos, vários indivíduos dormem juntos.

Por conta de suas cores vibrantes, os tucanos sofrem com a captura para alimentar o tráfico de animais. Além disso, o desmatamento também contribui para que espécie seja considerada Vulnerável (VU) à extinção pela IUCN.

Fonte: Multirio e Hbw

Leia também: