Projeto Cidadão Cientista: Engajando a Comunidade na Conservação Ambiental
Publicado por parquedasaves em 12/06/2019
Atualizado em 8 de abril de 2025
Tempo de leitura: 2 minutos
Criado em 2014, o Projeto Cidadão Cientista segue a metodologia de ciência cidadã, que permite que qualquer pessoa interessada contribua com a observação de aves e ajude a coletar dados sobre elas.
Ao realizar essas observações, os cidadãos geram informações valiosas sobre as populações de aves, o que é essencial para a conservação das espécies.
Surucuá-de-Barriga-Amarela. Fonte/Reprodução: iNaturalist/Axel Antoine Feill
O projeto convida observadores de aves experientes e treina novos participantes para aprenderem a observar e registrar aves de forma precisa. Dessa maneira, a ciência cidadã ajuda a reduzir os custos dos monitoramentos de espécies e cria uma maior conexão dos cidadãos com a natureza.
Até 2017, mais de 1.600 pessoas participaram do projeto, que resultou no registro de metade de todas as aves conhecidas da Mata Atlântica. Esses registros são feitos no aplicativo e-Bird, criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que facilita a coleta e organização dos dados.
O Projeto Cidadão Cientista atua em quatro estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O projeto conta com o apoio fundamental da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, garantindo a continuidade de suas atividades e seu impacto na conservação das aves.
A iniciativa é uma excelente oportunidade para quem deseja se envolver na preservação da natureza e contribuir com a ciência, fazendo parte de um movimento que fortalece a relação entre os cidadãos e a biodiversidade da Mata Atlântica. 🌳🐦
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.