Parque das Aves é o primeiro e único zoológico brasileiro internacionalmente Acreditado
Publicado por parquedasaves em 17/05/2019
Atualizado em 21 de novembro de 2024
Tempo de leitura: 3 minutos
O Parque das Aves se tornou o primeiro e único zoológico do Brasil internacionalmente Acreditado. A confirmação foi oficializada durante o XXVI Congresso da Alpza (Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários), realizado em maio no Chile.
A certificação se deve principalmente ao trabalho criterioso que o Parque realiza tanto nos cuidados e conservação de aves, como na atenção a seus visitantes e colaboradores.
Isso demonstra que ele é competente para realizar suas atividades com confiança. Isso garante ao visitante que a instituição atende os padrões atuais de excelência que um zoológico deve ter.
Com efeito, esse trabalho vem se intensificando com a mudança de posicionamento do Parque das Aves, ocorrida a partir de 2016, quando decidiu focar seus esforços de conservação de aves da Mata Atlântica.
Segundo a diretora técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso, os processos de Acreditação são uma tendência mundial e, assim, acabam por destacar no Brasil o trabalho do Parque na questão do bem-estar único, que contempla cuidados com animais, visitantes e colaboradores.
“A Acreditação nos permitiu uma avaliação criteriosa de nossos processos de trabalho, buscando a otimização de nossas ações.
Desse modo, a expertise através dos modelos estabelecidos pela Associação, bem como dos inspetores que nos avaliam, permite uma visão externa que contribui ainda mais para o aprimoramento do trabalho que realizamos, visando os mais altos padrões”, diz Paloma.
A diretora executiva da ALPZA, Alexandra Guerra, acrescenta que a Acreditação da ALPZA é o elemento mais importante para garantir ao público que uma instituição atenda ou exceda os padrões estabelecidos.
“Por meio desse processo, promovemos o reconhecimento profissional dos melhores zoológicos e aquários da América Latina, indicando que eles atendem aos padrões atuais do setor, através de uma avaliação imparcial que é realizada periodicamente por colegas profissionais.
O Acreditado ALPZA ajuda a distinguir instituições zoológicas que trabalham sob altos padrões nas áreas de Segurança, Bem-Estar Animal, Educação, Conservação e Sustentabilidade. A ALPZA orgulha-se e felicita o Parque das Aves pela obtenção deste reconhecimento”, comenta Alexandra.
Para se tornar uma instituição com reconhecimento internacional exigiu do Parque uma série de ajustes e revisões de processos de trabalho.
Ademais, houve a elaboração de documentos que normatizam as distintas atividades realizadas na instituição, além de atender os padrões de manejo e conservação estabelecidos, e cumprir o Código de Ética da Alpza.
A primeira etapa do processo ocorreu em outubro de 2018, com o envio virtual de toda a documentação. Após revisá-los, uma equipe de três inspetores realizou uma visita técnica, em janeiro de 2019, para observar o trabalho feito no Parque.
O objetivo, na análise de Paloma Bosso, é principalmente ter uma avaliação imparcial e contínua à luz de padrões internacionais cada vez mais rigorosos.
Por consquência, a Acreditação permite também aprender com outras instituições através da formação, participação e cooperação, a fim de implementar boas práticas e identificar possíveis áreas e condutas que requeiram melhorias.
“Hoje vivenciamos um momento muito marcante em nossa história. Receber este reconhecimento internacional nos traz a certeza de não só estarmos atendendo os mais altos padrões de bem-estar animal, conservação, educação ambiental, sustentabilidade e segurança, estabelecidos como referência internacional para Zoológicos e Aquários, bem como estarmos conscientes da melhora contínua necessária para a manutenção destes padrões de excelência para nossos animais, visitantes e colaboradores”, diz Paloma.
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.