Tingo e Mac, jacutingas nascidas no Parque das Aves, são reintroduzidas na Serra do Mar, SP

Publicado por parquedasaves em 27/04/2018

Atualizado em 4 de março de 2025

Tempo de leitura: 2 minutos

Duas das seis jacutingas (Aburria jacutinga) nascidas no Parque das Aves e enviadas em agosto de 2017 para o Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil, foram reintroduzidas nesta semana na Serra do Mar, em São Paulo.

jacutinga

Tingo e Mac no viveiro de aclimatação, na Serra do Mar, em São Paulo. Foto: Projeto Jacutinga

Segundo a equipe do Projeto Jacutinga, elas foram consideradas aptas após meses de reabilitação, em que aprenderam, através de treinamento, como encontrar alimento na natureza, se proteger contra predadores, entre outros comportamentos naturais necessários para que se integrem ao ambiente natural.

As aves passaram por duas semanas de aclimatação em um viveiro em meio à Mata Atlântica da Serra do Mar, em São Paulo, antes de serem soltas. E assim que foram soltas, saíram para explorar os arredores.

Em breve a equipe do Parque das Aves acompanhará a soltura de mais duas jacutingas, agora em São Francisco Xavier, São Paulo. Aguardem!

Saiba mais sobre as jacutingas nascidas no Parque e enviadas para o Projeto Jacutinga.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

Leia também: